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dc.creatorSchneider, Débora Cristina-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4292840070560335por
dc.contributor.advisor1Grigoletto, Evandra-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1732335820166339por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:45Z-
dc.date.available2009-07-30-
dc.date.issued2007-01-25-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/753-
dc.description.resumoA presente dissertação analisa o discurso escolar, através do Discurso Oficial da Escola Estadual Três Mártires, representado pelo Projeto Político Pedagógico, e do discurso dos alunos, representado por entrevistas com alunos do 3º ano do Ensino Médio, a fim de analisar as relações de contradição e resistência existentes dentro da FD Escolar. Para tanto, num primeiro momento, discorremos sobre a Análise de Discurso Francesa (AD) que representa a linha teórica que adotamos neste trabalho. Ao construirmos o panorama da ciência do discurso, apresentamos os conceitos-chave de nossa dissertação que são: a ideologia, o discurso, o interdiscurso e a memória discursiva, a Formação Discursiva, o sujeito, as condições de produção, o silêncio, a língua e a discriminação. Esses conceitos serão de extrema relevância para a análise da contradição, resistência, silenciamento, assujeitamente, dominação e luta presentes nos discursos analisados. Em seguida, realizamos uma breve retrospectiva histórica acerca da educação brasileira desde o descobrimento até nossos dias, que nos permitiram avaliar o papel da educação no cenário atual. Após estas construções teóricas, desenvolvemos a análise do funcionamento do Discurso Oficial da Escola, a partir de seqüências discursivas de relevância cujas marcas lingüísticas nos apontam para efeitos de sentido que revelam o modo como esse discurso representa a sociedade, a própria escola, as suas diretrizes, o seu projeto Político-Pedagógico, a educação e o professor. O discurso dos alunos foi analisado no último capítulo da dissertação e representa, em muitas ocasiões, posições-sujeito destoantes em relação ao Discurso Oficial, o que nos permite observar o funcionamento de relações de contradição e de resistência no interior da FD Escolarpor
dc.description.abstractThe present dissertation examines the speech pertaining to school, through the Official Speech of the Colégio Estadual Três Mártires, represented for the Projeto Político Pedagógico, and of the speech of the pupils, represented for interviews with pupils of 3º year of Ensino Médio, to analyze the relations of contradiction and resistance present in the FD Escolar. At a first moment, we discourse on the French Analysis of Speech (AD) that it represents the theoretical line that we adopt in this work. When constructing the panorama of the science of the speech, we present the concept-key of our dissertation that is: the ideology, the speech, interdiscourse and the discourse memory, the Discourse Formation, the subject, the production conditions, silence, the language and the discrimination. These concepts will be of extreme relevance for the analysis of the contradiction, resistance, silence, asubject, domination and fight present in the analyzed speeches. After that, we accomplish through one soon historical retrospect concerning the Brazilian education since the discovery until our days that we permit to evaluate the paper of the education in the current scene. After these theoretical constructions, we develop the analysis of the functioning of the Official Speech of the School, from discourse sequences of relevance whose linguistic marks point for the effects of meaning that they disclose, the way as this speech represents the society, the own school, its directives, its Politician-Pedagogical project, the education and the teacher. The speech of the pupils is analyzed in the last chapter of the dissertation and represents, in many occasions, dissonant positions-subject in relation to the Official Speech, what allows to observe the functioning of relations of contradiction and resistance in the interior of the FD Escolareng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:45Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007DeboraCristinaSchneider.pdf: 1063319 bytes, checksum: c0c5594f65ea9532460c774435e946dc (MD5) Previous issue date: 2007-01-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAnálise do discursopor
dc.subjectIdeologia e educaçãopor
dc.subjectContradiçãopor
dc.subjectContradictioneng
dc.subjectDiscourse analysiseng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA::TEORIA E ANALISE LINGUISTICApor
dc.titleA formação discursiva escolar : uma análise do funcionamento das relações de contradição e de resistênciapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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