???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/747
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Petry, Clériston | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6885577670557196 | por |
dc.contributor.advisor1 | Cenci, Angelo Vitório | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5553067405853480 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:44Z | - |
dc.date.available | 2013-05-17 | - |
dc.date.issued | 2012-09-14 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/747 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata do papel da escola no contexto da esfera social a partir de seu problema intrínseco, a diluição da distinção entre público e privado na modernidade. Deste modo, o problema investigado é acerca da consolidação do papel da escola, que para Arendt é a de ser a instituição interposta entre o domínio privado do lar e o mundo, com o intuito de fazer essa transição. Se a ascensão da esfera social deixou as fronteiras entre as esferas menos claras, cabe investigar se é possível que o papel da escola continue a ser o que a autora prefigura n¿A crise na educação. A hipótese é que a ascensão da esfera social agudizou a crise da autoridade e a crise na educação, haja vista que as fronteiras entre os espaços deixaram de existir. Por outro lado, a escola cumpriria a função de educar para a cidadania, isto é, a de ser um espaço de em que os estudantes ensaiam para a vida pública, garantindo a conservação do que é novo neles e, por isso, possibilitando a esperança no reestabelecimento da vida pública/política. O objetivo deste trabalho é buscar as implicações da ascensão para o papel da escola, bem como os desafios que ela enfrenta no contexto diagnosticado por Arendt. A metodologia de investigação é bibliográfica, em que se analisaram as principais obras de Arendt e dos principais comentadores acerca da temática. O trabalho é composto por três capítulos: no primeiro tratamos da ascensão da esfera social e a diluição da distinção entre público e privado; no segundo, analisamos o fim da autoridade na sociedade moderna e seus desdobramentos contemporâneos, vinculando-o com a ascensão da esfera social e, por fim, buscamos extrair alternativas para pensar o papel da escola como um espaço de ensaio para a vida pública | por |
dc.description.abstract | This research discusses the school role in the social sphere context considering the inherent problem of dilution of the distinction between public and private in the modernity. According to Arendt the school is the institution between the private home domain and the world, therefore the issue of this work is the consolidation of the school role to do this transition. If the rise of the social sphere made the frontiers between the both spheres less clear, it is possible to discuss about the possibility of the school role be the same as the author presented in The crisis in education. The hypothesis is that the rise of the social sphere increased the authority and education crisis, due to this lack of frontiers between the two domains. On the other hand the school function would achieve the education to the citizenship, that is, the school would be the place where the students could rehearse to the public life, assuring the conservation of what is new on them, what makes possible the hope in the restore of public/politic life. The aim of this work is to research the implications of the rise to the school role, as well as the school challenges in the context described by Arendt. The methodology of this investigation is basically bibliographic. The main Arendt Works and the main commentators of the theme were analyzed. The work has three chapters, the first discusses about the rise of the social domain and the dilution of the distinction between public and private, the second chapter analyzes the end of authority in the modern society and its development contemporary, which is linked with the rise of the social sphere. Finally we present alternatives to discuss the school role as a domain of rehearse to the public life | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012CleristonPetry.pdf: 659469 bytes, checksum: db717c5bbb7c9e903fcd24803f237fcb (MD5) Previous issue date: 2012-09-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Escolas públicas | por |
dc.subject | Escolas particulares | por |
dc.subject | Educação - Aspectos sociais | por |
dc.subject | Public schools | eng |
dc.subject | Private schools | eng |
dc.subject | Education - Social aspects | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | O papel da escola no contexto da esfera social : o ensaio para a vida pública | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2012CleristonPetry.pdf | 644.01 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.