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dc.creatorDias, Camila Carmona-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5526175604509414por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:44Z-
dc.date.available2013-03-11-
dc.date.issued2012-08-07-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/744-
dc.description.resumoEm 2008, a Lei 11.892 cria, no âmbito do Ministério da Educação, os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, que são instituições de educação superior, básica e profissional, pluricurriculares e multicampi. Entre essas instituições, existe o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, o qual possui, no Campus Erechim, o Curso Técnico em Vestuário. Esse modelo de instituição, em sua proposta, não compreende a educação profissional e tecnológica como mera instrumentalizadora de pessoas para o mercado e propõe uma formação contextualizada e potencializadora da ação humana, de modo a superar as barreiras entre o ensino técnico e o científico e a articular trabalho, ciência e cultura. Ciente de que a educação profissional tem promovido, no mundo contemporâneo, diversos debates, principalmente o de que o setor produtivo vem exigindo do trabalhador um processo de crescente qualificação e adaptação, este estudo visa a responder à seguinte questão: como egressos do Curso Técnico em Vestuário e empresários do setor têxtil percebem a formação profissional e a sua relação com o mundo do trabalho? Assim, tem-se como objetivo abordar as percepções de egressos e empresários sobre a relação entre a formação profissional do Curso Técnico em Vestuário do IFRS-Campus Erechim e o mundo do trabalho. Trata-se de um estudo qualitativo com coleta de dados realizada por meio de entrevista semiestruturada. Participaram como sujeitos egressos do Curso Técnico em Vestuário das turmas 2009 e 2010 e empresários da área do vestuário em Erechim. Com base nos resultados da pesquisa, identificou-se que o Curso Técnico em Vestuário possui algumas deficiências que prejudicam a preparação de seu aluno para o mundo do trabalho. As análises e discussões advindas desses resultados são relevantes para a formação dos futuros egressos, além de servir de subsídio ao corpo docente e à coordenação para a criação de novas estratégias que priorizem a qualidade do ensino e da aprendizagem propiciados pelo Curso.por
dc.description.abstractIn 2008, Law 11.892 creates under the scope of the Ministry of Education, the Federal Institutes of Education, Science, and Technology, which are institutions of superior, basic, and professional education, pluri-curricular and multi-campus. Among these institutions, there is the Federal Institute of Education, Science, and Technology of Rio Grande do Sul, which offers the Technical Course of Clothing at the Erechim Campus. In its theory, this model of institution does not include professional and technological education as to simply equip people for the market; it proposes a contextual and potential formation of human action as to break the barriers between technical and scientific teaching, articulating work, science, and culture. Aware that professional education has promoted several debates in the contemporary world, especially concerning the productive sector, which has been demanding from the worker a process of ongoing qualification and adaptation, this study aims answering to the following question: how do graduates of the Technical Course of Clothing, and executives of the clothing industry perceive professional formation and the relationship with the workplace? Thus, it is aimed to analyze the perception of graduates and executives on the relationship between professional formation of the Technical Course of Clothing of IFRS Erechim campus and the workplace. It is a qualitative study with data collection performed through a semi-structured interview. The participating subjects were graduates from the Technical Course of Clothing from the classes of 2009 and 2010, and executives of the clothing industry in Erechim. Based on the results of the research, it was identified that the Technical Course of Clothing has some deficiencies that impair the preparation of students for the workplace. The analysis and discussions originated from the results of this study may be relevant to the formation of future graduates, and it may also serve as subsidy to the teaching staff and coordination for creating new strategies that prioritize the quality of teaching and learning promoted by the Course.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:44Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Camila_Carmona_Dias.pdf: 778929 bytes, checksum: a220f243f609194a58da467770efbb26 (MD5) Previous issue date: 2012-08-07eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Erechim)por
dc.subjectFormação profissionalpor
dc.subjectVestuário - Indústriapor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectMercado de trabalhopor
dc.subjectEnsino profissionalpor
dc.subjectInstituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (Campus Erechim)eng
dc.subjectOccupational trainingeng
dc.subjectClothing tradeeng
dc.subjectTechnical educationeng
dc.subjectLabor marketeng
dc.subjectProfessional educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleFormação profissional e mundo do trabalho : percepções de empresários do setor têxtil e egressos do curso técnico em vestuário-IFRS-Campus Erechimpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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