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dc.creatorGallina, Franciele Silvestre-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6283376597558099por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:43Z-
dc.date.available2013-03-09-
dc.date.issued2012-08-21-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/741-
dc.description.resumoA área temática deste estudo consistiu na observação das transformações vividas numa oficina de educação estética desenvolvida com um grupo de mulheres que buscavam um autoconhecimento que as auxiliasse na tomada de decisões. Vinculado à linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagem, teve como problemática a seguinte questão: qual a significação de uma oficina de educação estética baseada na antropologia essencial? Seu objetivo geral foi responder a esse questionamento, por meio da ação de investigar tal significação com um grupo de mulheres em busca do equilíbrio biopsicoespiritual. Como objetivos específicos, definiram-se: estudar a teoria de Jean-Yves Leloup proposta na obra O corpo e seus símbolos: uma antropologia essencial (1998), considerando, também, a Fenomenologia da percepção de Merlau-Ponty (1999), bem como de demais autores; observar o universo da corporeidade numa tríade de escuta das partes do corpo, dos pontos de vista físico, mental e espiritual; e desenvolver atividades estéticas apoiadas teoricamente na antropologia essencial para compreender as transformações pessoais e grupais das participantes da oficina de educação estética. Os instrumentos foram constituídos pelas observações registradas no diário de campo da pesquisadora e pelos depoimentos escritos pelas participantes. Na compreensão das informações, utilizou-se o método fenomenológico proposto por Giorgi (1985) e Comiotto (apud ORMEZZANO; TORRES, 2003). Da aplicação do método emergiram as seguintes essências e dimensões: 1) O ser que sente e cuida: autoconhecimento e o cuidado do ser; O cuidado do outro e do universo; As emoções e os sentimentos do ser; 2) O ser que transforma: vivências educativas sensíveis e inteligíveis; O sentido da vida cotidiana; A busca da consciência; 3) O ser que transcende: o encontro do sagrado na educação; Campo energético e vibracional; Linguagem simbólica: Mythos e Logos.por
dc.description.abstractThe theme area of this study consisted in the observation of transformations experienced in an esthetic education workshop developed with a group of women searching for self-knowledge to help them in the decision-making process. Linked with the Educative Processes and Language research, the problematic was represented by the following question: what is the meaning of an esthetic education workshop based on essential anthropology? The objective was to answer to this question by investigating such meaning with a group of women searching for biopsycho- spiritual balance. Through specific goals, it was defined: to study the theory of Jean-Yves Leloup proposed in the work O corpo e seus símbolos: uma antropologia essencial (1998) (The body and its symbols: an essential anthropology), also considering Merlau-Ponty theory in Fenomenologia da percepção (1999) (Phenomenology of perception), as well as from other authors; to observe the universe of embodiment in a triad of listening to body parts, from the physical, mental, and spiritual point of view; and to develop esthetic activities theoretically supported by essential anthropology to comprehend the personal and group transformations of the participants of the esthetics education workshop. The instruments were made from observations registered in the field diary of the researcher and from participants written testimonials. To understand the information, a phenomenological method proposed by Giorgi (1985) and Comiotto (apud ORMEZZANO; TORRES, 2003) was used. From the method application the following essences and dimensions emerged: 1) The individual who feels and cares: self knowledge and care; Care for others and the Universe; Emotions and feelings of the individual; 2) The individual who transforms: intelligible and sensitive educative experiences; The meaning of everyday life; The search for conscience; 3) The individual who transcends: where sacred meets education; Vibrational and energetic field; Symbolic language: Mythos and Logos.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Franciele_Gallina.pdf: 841861 bytes, checksum: 348693cff336196cc75fcb97871d3b9d (MD5) Previous issue date: 2012-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstética - Educaçãopor
dc.subjectArte - Filosofiapor
dc.subjectSubjetividadepor
dc.subjectCognição e culturapor
dc.subjectAesthetics - Educationeng
dc.subjectArt - Philosophyeng
dc.subjectSubjectivityeng
dc.subjectCognition and cultureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleAlquimia do ser : processos educativos estéticos em busca do equilíbrio biopsicoespiritualpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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