???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/739
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Johann, Cristiane Cabral | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4831736868772314 | por |
dc.contributor.advisor1 | Marcon, Telmo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7659184664426945 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:43Z | - |
dc.date.available | 2013-03-07 | - |
dc.date.issued | 2012-09-10 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/739 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como tema a "Evasão escolar no Instituto Federal Sul- Riograndense: um estudo de caso no Campus Passo Fundo" e é resultante de uma pesquisa de natureza bibliográfica, documental e estatística. Pretende-se compreender o fenômeno da evasão numa dupla dimensão: apresentando alguns dados estatísticos que, mesmo sendo específicos de dois cursos e de turmas que ingressaram em 2009, são expressivos e indicativos de um fenômeno mais amplo; e levantando e analisando algumas razões que levam os estudantes a abandonarem a sala de aula. O referencial teórico apoiou-se em pesquisadores que se dedicam a estudos sobre o fenômeno da evasão, entre os quais, Ávila (1992), Aranha (2003), Arroyo (1993), Charlot (2000; 2002; 2005), Digiácomo (2005), Gurgel (1997), Oliveira (2001), Pereira (2003), Santos (2004), Schargel e Smink (2002). Em relação à análise documental, foram trabalhados os documentos internos do Instituto Federal pesquisado e a legislação federal que normatiza os Institutos. O trabalho foi estruturado em três capítulos: o primeiro capítulo reconstrói alguns elementos históricos da educação profissional brasileira desde as Escolas de Aprendizes e Artífices, passando pelo Plano de Expansão da Rede Federal de Educação até a criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, pela Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008; o segundo capítulo faz uma discussão conceitual sobre a evasão escolar através de uma revisão bibliográfica dos autores acima referidos visando compreender a evasão como parte constituinte de processos que resultam no fracasso escolar; o terceiro capítulo apresenta dados sobre a evasão nos cursos "Técnico em Mecânica" e "Técnico em Informática" do Instituto Federal Sul- Riograndense, Campus Passo Fundo, nas turmas que ingressaram no primeiro e no segundo semestres de 2009. Destacam-se, também, as disciplinas desses cursos que mais reprovaram e o número de alunos que concluíram dentro do prazo de duração dos cursos. Esses dados foram confrontados com as perspectivas dos teóricos estudados, a fim de ampliar a compreensão do fenômeno evasão. A pesquisa permite concluir, dentro dos seus limites, que não são apenas fatores econômicos que justificam os altos índices de evasão. A grande maioria dos alunos evadidos aponta a incompatibilidade de conciliar os estudos com o trabalho, como sendo a causa de sua evasão, mesmo tendo consciência de que o estudo poderá gerar novas oportunidades sociais e de inserção no mundo do trabalho. O aquecimento da economia e o aumento do emprego possibilitam que o aluno seja absorvido pelo mercado de trabalho, mas ao mesmo tempo não consegue conciliá-lo com os estudos. | por |
dc.description.abstract | This dissertation, which has as its theme School Evasion at the Instituto Federal Sul-Rio- Grandense: a case study at Passo Fundo Campus , results from a statistical, documental and bibliographic research. The intention is to understand the Evasion phenomenon in two dimensions: firstly, by presenting some statistical data which, even being particularly related to two courses and to groups which started studying in 2009, are relevant and indicative of a wider phenomenon and, secondly, bringing into light and analyzing some reasons which lead students to abandon the classroom. The theoretical reference is based on researchers who have been studying the school evasion phenomenon, among whom we cite Ávila (1992), Aranha (2003), Arroyo (1993), Charlot (2000; 2002; 2005), Digiácomo (2005), Gurgel (1997), Oliveira (2001), Pereira (2003), Santos (2004), Schargel and Smink (2002). In relation to the documental analysis, internal documents of the Institute were studied as well as the federal legislation which regulates the Institutes. The study was organized into three chapters: the first one reconstructs some historical elements of the Brazilian professional education since the School of apprentices and craftsmen, passing by the Expansion Plan of the Federal of Education until the creation of the Federal Insttutes of Education, Science and Technology, according to the Law n. 11892, from December 29th , 2008; the second chapter conceptually discusses the school evasion based on a bibliographic review on the cited authors, in an attempt to understand the evasion as part of processes which result in school fail; the third chapter presents data about evasion in the courses Mechanics Technician and Informatics Technician , from the Instituto Federal Sul-riograndense, Passo Fundo campus, considering the groups which entered the first and second semesters of 2009. Also, the school subjects in which students failed most in both courses are highlighted, as well as the number of students who concluded the course in the regular estimated time. Those data were confronted with the perspectives studied by the authors, aiming at amplifying the understanding of the evasion phenomenon. The research allows us to conclude, inside its limits, that not only economical factors in relation to the conditions to afford a course justify the high levels of evasion. The big majority of evaded students reveals the impossibility of conciliating both studies and job routine as the cause of their evasion, even being aware of the fact that education may generate new social opportunities for labor market. The changes in the economy scenery and the increase in job vacancies give students an opportunity to be absorbed by the labor market, but at the same time, they cannot conciliate this new reality with their studies. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Cristiane_Cabral_Johann.pdf: 3946739 bytes, checksum: dbb2f5efe835905b75ed67d7d7817c5e (MD5) Previous issue date: 2012-09-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino profissional - Rio Grande do Sul | por |
dc.subject | Evasão escolar | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Professional education - Rio Grande do Sul (Brazil) | eng |
dc.subject | Dropouts | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Evasão escolar no Instituto Federal Sul-rio-grandense : um estudo de caso no Campus Passo Fundo | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2012Cristiane_Cabral_Johann.pdf | 3.85 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.