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dc.creatorRabello, Márcia Rodrigues-
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:43Z-
dc.date.available2013-03-07-
dc.date.issued2011-08-24-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/738-
dc.description.resumoCom a introdução de novas tecnologias de informação e comunicação na educação, a interação entre os sujeitos do processo de ensino-aprendizagem em Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVA) torna-se crucial para a apropriação de elementos mediadores, também conhecidos como recursos digitais disponíveis nos espaços virtuais. Nessa perspectiva, a concepção de estratégias pedagógicas apropriadas a esse novo cenário pode permitir que alunos aprendam de forma mais colaborativa. Esta pesquisa, de caráter qualitativo, descritivo, exploratório e etnográfico, orienta-se pela seguinte questão: de que forma os recursos digitais disponíveis no AVA propiciam a interação social entre os sujeitos do contexto da EAD? O estudo objetiva identificar as potencialidades dos recursos digitais disponíveis no AVA da Faculdade Meridional (IMED) de Passo Fundo/RS; analisar em que medida esses recursos propiciam formas de interação para que os professores possam mediar o conhecimento dos alunos, avaliando, por fim, a linguagem empregada no recurso mais recorrente, a saber, o feedback. Para tanto, fundamenta-se na interseção do conceito de interação/mediação proposto por Lev Vigotsky, em sua teoria sócio-histórica. Na análise sistemática dos recursos e estratégias utilizadas em salas de aula virtuais, são examinados os perfis do professor e dos alunos, os elementos disponíveis nos espaços virtuais, os recursos mais utilizados, o feedback das atividades virtuais, assim como as formas de comunicação síncrona e assíncrona empregadas. Mais do que apresentar uma sugestão quanto à utilização dos recursos digitais disponíveis no AVA, este trabalho explora uma série de reflexões acerca do processo de ensino-aprendizagem no contexto virtual e da interação entre os sujeitos presentes no cenário educativo, enfatizando que as diferentes formas de interação e intervenção são fundamentais para o processo de educação do século XXI.por
dc.description.abstractWith the introduction of new technologies of information and communication in education, interaction among individuals of the process in Virtual Learning Environments (VLE) it is essential to appropriate mediators elements, also known as digital resources available in virtual spaces. In this context, the conception of appropriated teaching strategies to this setting may allow students learn more collaboratively. This research, quantitative in character, descriptive, exploratory and ethnographic guided by the following question: how the digital resources available on the VLE provide social interaction among individuals in the context of ODL? This study aims to identify the potential of digital resources available on the VLE of Faculdade Meridional (IMED) from Passo Fundo/RS, analyzing the extent to which these resources provide ways of interaction for teachers to mediate the knowledge´s construction of students. To this end, this work is based on the intersection of the concept of interaction/mediation proposed by Lev Vigotsky, in his socio-historical theory. In the systematic analysis of the resources and strategies used in virtual classrooms, profiles of teachers and students, the available elements in virtual classes, more frequently used resources, the feedback of virtual activities, as well as used forms of synchronous and asynchronous communication are examined. Rather than make a suggestion related to the use of digital resources available on the VLE to promote interaction, this dissertation sewing a series of reflexions related to the teaching-learning process in the virtual context and interaction among individual present in the educational setting, emphasizing that the different ways of interaction and mediation are fundamental for the educational process of XXI century. Keywords:eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011Marcia_Rodrigues_Rabello.pdf: 3518646 bytes, checksum: 80ece0dea7b15ec797d959f1bb185229 (MD5) Previous issue date: 2011-08-24eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInovações educacionaispor
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectEducação - Recursos de rede de computadorpor
dc.subjectEducational innovationseng
dc.subjectComputer-assisted instructioneng
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectEducation - Computer network resourceseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleInterações sociais no ambiente virtual de aprendizagem : análise de linguagem de feedbackspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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