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dc.creatorCardias, Sibele Macagnan-
dc.contributor.advisor1Lebedeff, Tatiana Bolivar-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0081286250806899por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:43Z-
dc.date.available2009-07-30-
dc.date.issued2007-07-16-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/737-
dc.description.resumoO presente trabalho aborda o tema da Escola Especial no contexto da Educação Inclusiva e da Globalização e tem por objetivo desvendar as concepções de professoras a respeito da escola especial face ao Paradigma da Inclusão. Frente ao atual cenário da sociedade, marcada por imensa diversidade, o foco desta pesquisa refere-se aos serviços prestados pela educação especial que tem recebido criticas diante da possibilidade de uma educação inclusiva que garanta acesso a todas as pessoas em ambientes plurais e democráticos, portanto, menos segregadores. Desta forma buscou-se construir espaços de reflexão e analise através do desenvolvimento de encontros em um grupo focal constituído por professoras da Escola Estadual Especial Deputado Carlos Santos CIEP, localizada na cidade de Cruz Alta (RS). A coleta dos dados foi orientada pelos fundamentos teóricos da técnica de Grupo Focal e com questionários como instrumento complementar de coleta. Durante os encontros foram debatidos temas pertinentes a Globalização, Neoliberalismo, Educação Especial, Escola Especial e Educação Inclusiva, que se constituíram nas categorias da pesquisa. Para análise dos dados coletados utilizou-se o método de Análise de Conteúdo como uma maneira de compreender a construção dos significados que as professoras demonstraram em suas falas em relação ao tema da pesquisa. Com base neste estudo e sem a intenção de esgotá-lo e sim apontando novos desafios para esta área de pesquisa, considera-se que a escola especial ainda necessita ter seu espaço resguardado em uma sociedade globalizada e excludente, visto existirem sujeitos que precisam deste serviço para bem desenvolver seu potencial de desenvolvimento. Inferiu-se, também, que a função da escola, seja ela especial ou regular, precisa ser constantemente refletida para que todos os alunos tenham realmente uma educação de maior qualidadepor
dc.description.abstractThis work approaches the theme of Special School taking into account Inclusive Education and Globalization and aims to clarify teacher=s conceptions regarding special school abreast of the Inclusion Paradigm. Considering the nowadays society scenery, characterized by an immense diversity, the focus of this research refer to the services offered by special education and that have been criticized in face of the possibility of an inclusive education able to guarantee access to everyone in a plural and democratic environment and, though, less segragative. Thus we tried to build analysis and reflexion spaces through the development of meetings in a focal group constituted of teachers of the Deputy Carlos Santos State Special School B CIEP, located in the city of Cruz Alta, Rio Grande do Sul state. The collecting of data was orientated by the theoretical basis of the Focal Group Technic and with questionnaires as complemental collecting instruments. During the meetings themes relating to Globalization, Neoliberalism, Special Education, Special School and Inclusive Education, which constituted the research categories, wer discussed. The collected data was analysed using the Content Analysis Method as a way of understanding the construction of what the teachers meant in their talks in relation to the research theme. Based on this study, and not aiming to bring it to an end, but otherwise pointing to new challenges for this research area, it is concluded that the special school still needs to have its space protected in a globalized and exclusivist society, since there exist subjects who need this service in order to better develop their potentialities. It was also inferred that the role of the school, both special or regular, needs constant reflexion to offer a real better quality educationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:43Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007SibeleMacagnanCardias.pdf: 1024290 bytes, checksum: 459d54bf2c7cefe2b400777a6ce68bf4 (MD5) Previous issue date: 2007-07-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectEducação inclusivapor
dc.subjectGlobalização - Aspectos sociaispor
dc.subjectIntegração socialpor
dc.subjectSpecial educationeng
dc.subjectSocial integrationeng
dc.subjectInclusive educationeng
dc.subjectGlobalizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO ESPECIALpor
dc.titleA escola especial no contexto da educação inclusiva e da globalizaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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