Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/736
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorTomasoni, Maria Lucia de Almeida Belem-
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:42Z-
dc.date.available2009-07-09-
dc.date.issued2008-11-03-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/736-
dc.description.resumoA presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação (UPF) e centra-se na lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio. A pesquisa tem como objetivos: analisar a lei no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro, as possibilidades de implementação e seus limites; aprofundar o trabalho de formação dos professores que atuam com essa disciplina; analisar os conflitos de natureza étnica e racial que se fazem presente na discussão sobre a lei e sua implementação. A pesquisa é de natureza bibliográfico-documental e envolve, também, a observação participante através de um estudo de caso com professores da rede estadual do Estado de Mato Grosso no município de Sinop. Através do acompanhamento na formação continuada de professores, foram feitos registros de como eles reagiram durante a formaçãopor
dc.description.abstractThis dissertation is linked to the Educational Policy of the Postgraduation Program in Education, based on law 10.639/03, which made obligatory the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in all basic teaching school. The aim of this investigation is to analyze the Law under the Brazilian cultural and socio-historical context, the possibilities of implementation and its limits; to make a profound study of the work of forming teachers who deal with this discipline; and to analyze the conflicts of ethnical and racial nature, which are present in the discussion and implementation of the Law. This investigation is of bibliographic-documental nature and also involves a participative observation through a case study with public teachers of the State of Mato Grosso, in a city called Sinop. By accompanying the continuous formation of the teachers, records were made on how they reacted during iteng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008MariaLuciaDeAlmeidaBelemTomasoni.pdf: 1344960 bytes, checksum: 9c9583f45b379c4aed3406aa006fbf4f (MD5) Previous issue date: 2008-11-03eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e estadopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectRacismopor
dc.subjectRelações étnicaspor
dc.subjectRacismeng
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectEthnic relationseng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação das relações étnico-raciais e a formação de professorespor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.