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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação das relações étnico-raciais e a formação de professores
???metadata.dc.creator???: Tomasoni, Maria Lucia de Almeida Belem
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Marcon, Telmo
???metadata.dc.description.resumo???: A presente dissertação está vinculada à linha de pesquisa Políticas Educacionais do Programa de Pós-graduação em Educação (UPF) e centra-se na lei 10.639/03 que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira em todos os estabelecimentos de ensino fundamental e médio. A pesquisa tem como objetivos: analisar a lei no contexto sóciohistórico e cultural brasileiro, as possibilidades de implementação e seus limites; aprofundar o trabalho de formação dos professores que atuam com essa disciplina; analisar os conflitos de natureza étnica e racial que se fazem presente na discussão sobre a lei e sua implementação. A pesquisa é de natureza bibliográfico-documental e envolve, também, a observação participante através de um estudo de caso com professores da rede estadual do Estado de Mato Grosso no município de Sinop. Através do acompanhamento na formação continuada de professores, foram feitos registros de como eles reagiram durante a formação
Abstract: This dissertation is linked to the Educational Policy of the Postgraduation Program in Education, based on law 10.639/03, which made obligatory the teaching of Afro-Brazilian History and Culture in all basic teaching school. The aim of this investigation is to analyze the Law under the Brazilian cultural and socio-historical context, the possibilities of implementation and its limits; to make a profound study of the work of forming teachers who deal with this discipline; and to analyze the conflicts of ethnical and racial nature, which are present in the discussion and implementation of the Law. This investigation is of bibliographic-documental nature and also involves a participative observation through a case study with public teachers of the State of Mato Grosso, in a city called Sinop. By accompanying the continuous formation of the teachers, records were made on how they reacted during it
Keywords: Educação e estado
Professores - Formação
Racismo
Relações étnicas
Racism
Education and state
Ethnic relations
Teacher educators
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/736
Issue Date: 3-Nov-2008
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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