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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/729
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Furtado, Patrícia Lazzari | - |
dc.contributor.advisor1 | Fávero, Altair Alberto | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5866881378328643 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:42Z | - |
dc.date.available | 2012-11-08 | - |
dc.date.issued | 2012-01-17 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/729 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação, inserida na linha de pesquisa Políticas Educacionais, tem como eixo norteador o tema da identidade do Ensino Médio. O objetivo principal é analisá-lo no contexto das legislações educacionais e dos documentos que normatizam o funcionamento da educação, com a finalidade de confrontá-los com o tipo de formação que as escolas de Ensino Médio estão ofertando para os jovens da atualidade. Para isso, utiliza-se como recurso metodológico a análise documental da Constituição Federal de 1988, da Lei de Diretrizes e Bases (LDB) 9.394/96, dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio, das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio e das Orientações Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Nessa análise, destaca-se, de forma sistemática, elementos relevantes acerca da finalidade das instituições de nível médio. Após realizar a caracterização da identidade do Ensino Médio no âmbito da legislação, procede-se à indicação de alguns desafios que a sociedade necessita enfrentar para que o Ensino Médio consiga cumprir o seu papel na Educação Básica. O estudo realizado permite afirmar que a legislação apresenta claramente uma identidade do Ensino Médio, pois, como pode ser identificado na LDB 9.394/96, no seu art. 35, a finalidade desse nível de ensino é o aprimoramento do educando como ser humano, sua formação ética, o desenvolvimento de sua autonomia intelectual e de seu pensamento crítico, sua preparação para o mundo do trabalho e o desenvolvimento de competências para continuar seu aprendizado. Conclui-se, então, que muitos desafios ainda pairam no que se refere ao Ensino Médio e que muitos estudos precisam ser realizados, na medida em que os documentos apresentam uma identidade que, na prática, fica submersa | por |
dc.description.abstract | The present thesis, included in the Educational Policies research line, presents the theme of high school identity as a guide. The main goal is to analyze high school identity within the context of educational legislations and documents that regulate education functioning, in order to confront them with the type of formation high schools offer to today s youth. For this purpose we used, as methodology and documental analysis resources, the Federal Constitution of 1988, the Law of Directive and Bases (LDB) 9.394/96, the National Curricular Parameters for High School, the National Curricular Directives for High School, and the National Curricular Guidelines for High School. In this analysis, we systematically highlighted elements about the objective of high school institutions. After performing the characterization of High School identity in terms of legislation, the indication of some challenges which society needs to face so that high school can manage its role in basic education proceeds. The study performed allows to state that legislation clearly presents a high school identity, because, as identified in the LDB 9.394/96, article 35, the objective of high school is improving students as human beings, their ethic formation, the development of their intellectual and critical thinking autonomy, their preparation to the workplace, and the development of skills to ongoing learning. Then it is concluded that many challenges still hover over the matter of high school and that further studies are required, as documents present a high school identity, which in practice is submerged | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:42Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2012Patricia_Lazzari_Furtado.pdf: 279672 bytes, checksum: ae88ce74f74f89ef39b65a11a084222d (MD5) Previous issue date: 2012-01-17 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Educação | por |
dc.subject | Professores de ensino médio | por |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Teacher educators | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | As diversas faces do ensino médio : formar para a cidadania e/ou preparar para uma profissão | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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