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dc.creatorRossetto, Miguel da Silva-
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:41Z-
dc.date.available2009-07-29-
dc.date.issued2007-08-31-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/722-
dc.description.resumoO objetivo deste trabalho é aproximar a teoria da ação e racionalidade comunicativas em Habermas com a (re)formulação de um sentido prático-teórico para a pedagogia. Especificamente, pretende-se investigar a possibilidade de passagem da racionalidade compreendida por meio do paradigma moderno da consciência para o momento em que a racionalidade passa a ser compreendida através do paradigma comunicativo da intersubjetividade. Com estes propósitos, reconstruo a argumentação de Habermas enfatizando a relação linguagem, racionalidade e ação que, segundo penso, sustenta a possibilidade de mudança de paradigma educacional. Portanto, a partir dessa reconstrução, o trabalho finda na medida em que aponta indicativos de construção de sentido para a compreensão de educação tanto no âmbito de fundamentação como ciência autônoma e racional quanto na esfera que diz respeito a sua dimensão efetiva.por
dc.description.abstractThe goal, in this work, is to approximate the theory of action and communicative rationality in Habermas with the (re)formulation of a practical-theoretical meaning to the pedagogy. Specifically, we intend to investigate the possibility of passage from rationality understood through the modern paradigm of conscience to the moment when the rationality starts being understood through the communicative paradigm of inter subjectivity. With these purposes, we reconstruct Habermas argumentation emphasizing the relation language, rationality and action that, according to what we think, support the possibility of changing the educational paradigm. Therefore, from this reconstruction, the work is accomplished as it points indicatives of meaning construction to the comprehension of education as much in the scope of fundamentation as autonomous and rational science as in the field which concerns its effective dimension.eng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2007MiguelDaSilvaRossetto.pdf: 794342 bytes, checksum: 1b6053cfc013972a0c1038d31ae99244 (MD5) Previous issue date: 2007-08-31eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectHabermas, Jürgenpor
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectPensamento críticopor
dc.subjectEducação humanísticapor
dc.subjectRazão práticapor
dc.subjectEducation, Humanisticeng
dc.subjectCritical thinkingeng
dc.subjectPractical reasoneng
dc.subjectEducation - Philosophyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleAção e racionalidade comunicativas em Habermas : problemas de mediação entre filosofia e pedagogiapor
dc.typeDissertaçãopor
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