???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/721
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Vaz, Alexandro do Nascimento | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8076654582528187 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dalbosco, Claudio Almir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1671875455751185 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:41Z | - |
dc.date.available | 2012-05-08 | - |
dc.date.issued | 2011-09-01 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/721 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa tem por meta investigar a relação entre autonomia e o processo de ensino e aprendizagem, a partir das reflexões pedagógicos de Immanuel Kant. Assim, essa relação remete-nos diretamente às suas concepções morais e éticas. Por seu turno, o objetivo da pesquisa é estabelecer uma relação recíproca entre um processo de ensino e aprendizagem depreendido do nascimento até a fase adulta; o conceito de autonomia e a implicação que essa ideia formativa do séc. XVIII tem contemporaneamente. Para alcançar tal intento a pesquisa delimita três questões menores: Primeira, qual é o conceito de autonomia proposto por Kant? Segunda, qual a proposta de educação proposta por Kant? Terceira, qual é o objetivo formativo kantiano? Assim, a resposta a cada uma dessas questões será feita em capítulos distintos. Deste modo, o primeiro capítulo, correspondente a questão da autonomia. Nele toma-se como referência a reflexão ética e moral expressa por Kant na obra Fundamentação da Metafísica dos Costumes e a partir desse demarcar o que se compreende por autonomia. O segundo capítulo parte do problema (pedagógico) educacional propriamente dito, tematizando a formação do sujeito da infância até a entrada deste na vida adulta e tem como referencial de pesquisa a obra Sobre a Pedagogia. A partir da referida obra colocaremos em discussão os métodos pedagógicos e as peculiaridades inerentes ao processo educativo kantiano e como esse se relaciona com o seu conceito de autonomia. Por fim, o terceiro capítulo, investiga como esse processo de ensino e aprendizagem incide sobre o sujeito e qual o conceito de formação humana proposto por Kant. Neste capítulo tomaremos por base os textos kantianos pós-criticas. Pretende-se, portanto, com este trabalho compreender como o autor caracteriza o conceito de autonomia e sua relação pedagógica e as possíveis implicações derivadas de tal caracterização. Isto é, o processo de ensino e aprendizagem que conduz à autonomia. A metodologia usada foi a de pesquisa bibliográfica e as obras utilizadas foram, como já citado: Fundamentação da Metafísica dos Costumes, Sobre a Pedagogia, textos kantianos póscriticas e obras de outros comentadores | por |
dc.description.abstract | This research goal to investigate the relationship between autonomy and teaching-learning process, from the pedagogical reflections by of Immanuel Kant. This relation refers to the moral and ethical conceptions of that author. The research goal is to establish a reciprocal relationship between a process of teaching and learning, from birth to adulthood, the concept of autonomy and the implication that this formative idea of the century XVII is at the same time. There are three orienting questions: What is the concept of autonomy proposed by Kant? What is the proposal for education proposed by Kant? What is the objective formative Kantian? The research was conducted bibliographic and analytically reconstructed the works Fundamental Principles of the Metaphysic of Morals, On pedagogy, post-critical texts and works of commentators. There were three axis that organized the research. First, we addressed the question of autonomy and we make to reference to ethical reflection and moral, expressed by Kant in his work Fundamental Principles of the Metaphysic of Morals, defining what is meant by autonomy. The second axis, we approach the problem of education (pedagogic) itself, evaluating the formation of the subject from birth to adulthood and having as reference in this research the work On pedagogy. Inside this context put into question the pedagogical methods and the peculiarities inherent in the Kantian educational process, relating them to the concept of autonomy. Finally, we investigate how this process of teaching and learning focuses on the subject and what the concept of human formation proposed by Kant, based on post-critical Kantian texts | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011AlexandrodoNascimentoVaz.pdf: 257637 bytes, checksum: 61394da7b7263cd54f5fb315ed09fbd1 (MD5) Previous issue date: 2011-09-01 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Kant, Immanuel - 1724-1804 | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Kant, Immanuel - 1724-1804 | eng |
dc.subject | Teacher educators | eng |
dc.subject | Student teaching | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Immanuel Kant : autonomia e pedagogia | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2011AlexandrodoNascimentoVaz.pdf | 251.6 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.