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dc.creatorBrustolin, Maite Anziliero-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1551904893810097por
dc.contributor.advisor1Fávero, Altair Alberto-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5866881378328643por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:40Z-
dc.date.available2012-05-07-
dc.date.issued2011-10-13-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/719-
dc.description.resumoA presente pesquisa tem como objetivo analisar os requisitos necessários para que se efetive a Gestão Democrática no processo pedagógico da escola, com a intenção de tornar a participação um princípio educativo. A pesquisa parte do pressuposto de que a prática da Gestão Democrática constitui um elo para todos os educadores em atuação nas escolas e nos sistemas públicos de ensino no que tange os processos de participação. Para dar conta de tal propósito, a pesquisa justifica-se pela necessidade de investigar e refletir como acontece a Gestão Democrática Escolar, seus conceitos, dilemas e desafios presentes no cotidiano escolar, bem como torná-la um compromisso político, pedagógico e democrático. Inicialmente são abordados os principais conceitos que perpassam o processo de Gestão de Democrática; em seguida analisa a Gestão Democrática no contexto das legislações (Constituição Federal de 1988, LDB 9394/96 e PCNs); por fim descreve as possibilidades da efetivação da Gestão Democrática no processo pedagógico da escola tomando o Projeto Político Pedagógico como principal vetor para sua concretizaçãopor
dc.description.abstractThe present research has as objective to analize the requirements needed to be made effective democratic management in the educational process of school with the intention of making an educational principle to participate. The research assumes that the practice of democratic governance is a link for all teachers in action in schools and public school systems regarding the articipation processes. To realize this purpose, the research is justified by the need to investigate and reflect how happens Democratic Management School, its concepts, dilemmas and challenges in everyday school life and make it a political, educational and democratic. Initially covers the key concepts that underlie the process of Democratic Management, and then analyzes the Democratic Administration in the context of the laws (Constitution of 1988, LDB 9394/96 and PCNs) and finally describes the possibilities of realization of the Democratic Management educational process of the school taking the pedagogical Political Project as the main vector for its implementationeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011MaiteAnzilieroBrustolin.pdf: 358956 bytes, checksum: b6b2b0e5ded0d99e20f857acce894da0 (MD5) Previous issue date: 2011-10-13eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e Estadopor
dc.subjectEnsino - Legislaçãopor
dc.subjectEscolas - Organização e administraçãopor
dc.subjectPolítica e educaçãopor
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectEducational law and legislationeng
dc.subjectSchool management and organizationeng
dc.subjectPolitics and educationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONALpor
dc.titleGestão democrática escolar : a participação como princípio pedagógicopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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