???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/716
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | A arte da cibercultura mediando processos educativos no ensino fundamental |
???metadata.dc.creator???: | Gesteira, Rozane Suzart |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Ormezzano, Graciela Teixeira, Adriano Canabarro |
???metadata.dc.description.resumo???: | Este trabalho faz parte da linha de pesquisa, processos educativos e linguagem do curso de Mestrado em Educação da Universidade de Passo Fundo e, constitui-se em uma reflexão sobre a arte da cibercultura mediando e permeando os processos educativos de uma escola municipal na cidade de Marau - RS. As tecnologias digitais têm primordial importância no contexto social atual, devido a sua inserção, direta ou indireta, no nosso cotidiano. Nesse sentido, a inclusão digital deve fazer parte dos objetivos curriculares, que precisam entendê-la como mediadora de processos de autonomia, expressão e pesquisa, em torno do fenômeno tecnológico. Orientada por uma concepção humana da educação, a inclusão digital assume um caráter educativo, na medida em que se desatrela do consumismo de informação, da habilitação técnica e do manuseio de equipamentos, a fim de instrumentalizar o sujeito. Nesse sentido, a arte promove uma reflexão mais aprofundada sobre o uso criativo de tais equipamentos, desvinculando-os de objetivos mercadológicos e direcionando-os para a produção local, a experimentação, a investigação das diferentes maneiras de expressar-se |
Abstract: | This work is part of the line of research, educational processes and language of the course of Master in Education at the University of Passo Fundo, constitutes a reflection about cyberculture art as it mediates and permeates the educational processes of a public school, belonging to the town hall educational system, in the city of Marau, state of Rio Grande do Sul. The digital technologies have primordial importance in the current social context, due to its inserting, directly or indirectly, in our daily lives. In that sense, the digital inclusion should be part of the curriculum objectives that need to understand it as a means of mediating autonomy, expression and researching processes, around the technological phenomenon. Guided by a human conception of education, the digital inclusion assumes an educational dimension when it is unleashed from the consumerism of information, from the technical qualification and from the handling of equipments, in order to offer tools for the subject. In that sense, art promotes a more deepened reflection on the creative use of such equipments, divesting them from marketing objectives and addressing them for the local production, experimentation, and investigation on the different ways of expressing oneself |
Keywords: | Tecnologia educacional Inovações educacionais Arte e tecnologia Prática de ensino Educational innovations Art and technology Educational technology Student teaching |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/716 |
Issue Date: | 18-Aug-2008 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2008RozaneSuzartGesteira.pdf | 2.4 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.