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dc.creatorSunti, Loreni Renita Telles-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1949454592466091por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:40Z-
dc.date.available2012-04-23-
dc.date.issued2011-03-14-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/715-
dc.description.resumoO tema abordado nesta dissertação trata de uma questão que se apresenta como um dos grandes desafios nas práticas pedagógicas diárias nas escolas no Brasil: a dificuldade de aprendizagem. Pretende-se identificar o que são dificuldades de aprendizagem e que recursos podem ser utilizados na busca de soluções pedagógicas que promovam a melhoria da aprendizagem em indivíduos que apresentam dificuldades relacionadas aos processos pedagógicos. Além disso, busca-se apontar atividades que motivem os alunos nas áreas ou disciplinas que os bloqueiam ou dificultam a aprendizagem no sentido de sua superação. Para tanto, a fim de alcançar os objetivos propostos, este trabalho aborda, inicialmente, as dificuldades de aprendizagem e sua relação com o fracasso escolar, enfatizando, em seguida, os comportamentos problemáticos e o desafio da aprendizagem, apontando, por fim, para possíveis alternativas pedagógicas para amenizar ou superar as dificuldades de aprendizagem. A análise do referencial teórico consultado indica que o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem de forma adequada do ponto de vista pedagógico nos anos iniciais não só é necessária para que se evitem problemas posteriores da educação da criança, como possibilita o enriquecimento do processo educativo e o desenvolvimento da capacidade criativa, tanto do aluno como do educador. Ademais, o estudo aponta que existem hoje recursos teóricos e metodológicos que podem contribuir para a superação de grande parte das dificuldades de aprendizagem, observando-se, porém, que tais soluções dependem de iniciativas conjuntas de professores, pais, responsáveis e gestores da educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com consulta em livros da área de educação e psicologia e em artigos científicos disponíveis na internet sobre o assunto em questão As análises iniciaram com textos de Vigotsky, Baquero, Wallon, Correia, Piaget, entre outros autores de referência. O estudo não se debruçou sobre uma teoria específica e, sim, sobre as principais concepções acerca de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem, buscando esclarecer os fatores que determinam tais dificuldades e as proposições pedagógicas indicadas para o enfrentamento dos problemas no contexto escolarpor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011LoreniRenitaTellesSunti.pdf: 507554 bytes, checksum: 7646867e05ca84cbd55fc491b45d2e7b (MD5) Previous issue date: 2011-03-14eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCrianças com distúrbios da aprendizagempor
dc.subjectConstrutivismo (Educação)por
dc.subjectPsicologia da aprendizagempor
dc.subjectLearning disabled childreneng
dc.subjectConstructivism (Education)eng
dc.subjectLearning, Psychology ofeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleProblemas de aprendizagem na escola : concepções, percepções e indicações pedagógicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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