???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/715
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sunti, Loreni Renita Telles | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/1949454592466091 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mühl, Eldon Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3402290519296482 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:40Z | - |
dc.date.available | 2012-04-23 | - |
dc.date.issued | 2011-03-14 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/715 | - |
dc.description.resumo | O tema abordado nesta dissertação trata de uma questão que se apresenta como um dos grandes desafios nas práticas pedagógicas diárias nas escolas no Brasil: a dificuldade de aprendizagem. Pretende-se identificar o que são dificuldades de aprendizagem e que recursos podem ser utilizados na busca de soluções pedagógicas que promovam a melhoria da aprendizagem em indivíduos que apresentam dificuldades relacionadas aos processos pedagógicos. Além disso, busca-se apontar atividades que motivem os alunos nas áreas ou disciplinas que os bloqueiam ou dificultam a aprendizagem no sentido de sua superação. Para tanto, a fim de alcançar os objetivos propostos, este trabalho aborda, inicialmente, as dificuldades de aprendizagem e sua relação com o fracasso escolar, enfatizando, em seguida, os comportamentos problemáticos e o desafio da aprendizagem, apontando, por fim, para possíveis alternativas pedagógicas para amenizar ou superar as dificuldades de aprendizagem. A análise do referencial teórico consultado indica que o enfrentamento das dificuldades de aprendizagem de forma adequada do ponto de vista pedagógico nos anos iniciais não só é necessária para que se evitem problemas posteriores da educação da criança, como possibilita o enriquecimento do processo educativo e o desenvolvimento da capacidade criativa, tanto do aluno como do educador. Ademais, o estudo aponta que existem hoje recursos teóricos e metodológicos que podem contribuir para a superação de grande parte das dificuldades de aprendizagem, observando-se, porém, que tais soluções dependem de iniciativas conjuntas de professores, pais, responsáveis e gestores da educação. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com consulta em livros da área de educação e psicologia e em artigos científicos disponíveis na internet sobre o assunto em questão As análises iniciaram com textos de Vigotsky, Baquero, Wallon, Correia, Piaget, entre outros autores de referência. O estudo não se debruçou sobre uma teoria específica e, sim, sobre as principais concepções acerca de aprendizagem e dificuldade de aprendizagem, buscando esclarecer os fatores que determinam tais dificuldades e as proposições pedagógicas indicadas para o enfrentamento dos problemas no contexto escolar | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011LoreniRenitaTellesSunti.pdf: 507554 bytes, checksum: 7646867e05ca84cbd55fc491b45d2e7b (MD5) Previous issue date: 2011-03-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Crianças com distúrbios da aprendizagem | por |
dc.subject | Construtivismo (Educação) | por |
dc.subject | Psicologia da aprendizagem | por |
dc.subject | Learning disabled children | eng |
dc.subject | Constructivism (Education) | eng |
dc.subject | Learning, Psychology of | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Problemas de aprendizagem na escola : concepções, percepções e indicações pedagógicas | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2011LoreniRenitaTellesSunti.pdf | 495.66 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.