???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/713
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Magri, Cledir Assisio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5006100599482405 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mühl, Eldon Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3402290519296482 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:40Z | - |
dc.date.available | 2012-04-23 | - |
dc.date.issued | 2010-10-06 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/713 | - |
dc.description.resumo | Este estudo analisa a temática da Educação em Direitos Humanos a partir do pensamento de Paulo Freire. Todo o esforço está na busca de localizar no construto teórico de Freire, em especial na Pedagogia do Oprimido, como este autor contribui para a construção de uma cultura para os Direitos Humanos, partindo do pressuposto de uma educação em Direitos Humanos. Em cada um dos momentos da pesquisa concentramos os esforços objetivando perceber a articulação existente entre a temática dos Direitos Humanos com o pensamento de Paulo Freire. Mesmo conscientes da complexidade do tema, desafiamo-nos a elucidar um conjunto de aspectos em vista de "responder" a questão central desta pesquisa exposta na introdução. Acreditamos que o resultado deste trabalho, mesmo com suas limitações, poderá contribuir para o fortalecimento da construção de uma cultura para a vivência dos Direitos Humanos, tendo a educação papel primordial, sendo ela libertadora e problematizadora, como nos propõe Paulo Freire. A educação problematizadora proposta por Freire, a partir da sua metodologia primando no processo de ensino-aprendizagem e a partir da realidade do sujeito, leva refletir sobre a realidade na qual o sujeito do processo está envolvido, buscando superar as situações de violação de direitos humanos. A educação problematizadora, pelo seu caráter político, possibilita o compromisso com a prática dos direitos humanos. Trata-se de pensar a educação como importante ferramenta de organização, transformação social onde todos tenham os mesmos direitos. Temos consciência de que se trata de uma pesquisa que nos possibilita diferentes situações, mas o fundamental é a clareza e o compromisso com o tema dos Direitos Humanos, temática esta muito em voga na conjuntura atual e que diuturnamente precisamos buscar a sua garantia, a promoção de e a proteção a todas as pessoas | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:40Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010CledirAssisioMagri.pdf: 772407 bytes, checksum: 9a48772e84e7a81cdef026f6d0c1a87f (MD5) Previous issue date: 2010-10-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação e Estado | por |
dc.subject | Direitos humanos - Educação | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Education and state | eng |
dc.subject | Human rights | eng |
dc.subject | Teacher educators | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Educação em Direitos Humanos : uma abordagem a partir de Paulo Freire | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2010CledirAssisioMagri.pdf | 754.3 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.