Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/713
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Educação em Direitos Humanos : uma abordagem a partir de Paulo Freire
???metadata.dc.creator???: Magri, Cledir Assisio 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mühl, Eldon Henrique
???metadata.dc.description.resumo???: Este estudo analisa a temática da Educação em Direitos Humanos a partir do pensamento de Paulo Freire. Todo o esforço está na busca de localizar no construto teórico de Freire, em especial na Pedagogia do Oprimido, como este autor contribui para a construção de uma cultura para os Direitos Humanos, partindo do pressuposto de uma educação em Direitos Humanos. Em cada um dos momentos da pesquisa concentramos os esforços objetivando perceber a articulação existente entre a temática dos Direitos Humanos com o pensamento de Paulo Freire. Mesmo conscientes da complexidade do tema, desafiamo-nos a elucidar um conjunto de aspectos em vista de "responder" a questão central desta pesquisa exposta na introdução. Acreditamos que o resultado deste trabalho, mesmo com suas limitações, poderá contribuir para o fortalecimento da construção de uma cultura para a vivência dos Direitos Humanos, tendo a educação papel primordial, sendo ela libertadora e problematizadora, como nos propõe Paulo Freire. A educação problematizadora proposta por Freire, a partir da sua metodologia primando no processo de ensino-aprendizagem e a partir da realidade do sujeito, leva refletir sobre a realidade na qual o sujeito do processo está envolvido, buscando superar as situações de violação de direitos humanos. A educação problematizadora, pelo seu caráter político, possibilita o compromisso com a prática dos direitos humanos. Trata-se de pensar a educação como importante ferramenta de organização, transformação social onde todos tenham os mesmos direitos. Temos consciência de que se trata de uma pesquisa que nos possibilita diferentes situações, mas o fundamental é a clareza e o compromisso com o tema dos Direitos Humanos, temática esta muito em voga na conjuntura atual e que diuturnamente precisamos buscar a sua garantia, a promoção de e a proteção a todas as pessoas
Keywords: Educação e Estado
Direitos humanos - Educação
Professores - Formação
Education and state
Human rights
Teacher educators
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/713
Issue Date: 6-Oct-2010
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2010CledirAssisioMagri.pdf754.3 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.