???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/709
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Carpenedo, Vera Danair | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2959189120532804 | por |
dc.contributor.advisor1 | Marcon, Telmo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7659184664426945 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:39Z | - |
dc.date.available | 2012-03-27 | - |
dc.date.issued | 2011-09-06 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/709 | - |
dc.description.resumo | A dissertação "Políticas de educação indígenas: uma proposta de educação diferenciada para a reserva da Serrinha/RS 2009-2011" é resultante de um estudo da educação na reserva indígena de Serrinha que engloba os atuais municípios de Engenho Velho, Ronda Alta e Constantina, localizados ao norte do Rio Grande do Sul. Os índios caingangues retomaram essa reserva recentemente e estão organizando, entre outras coisas, a educação escolar, objeto do presente estudo. O objetivo geral da pesquisa é fazer um estudo de como está a educação nas escolas que atendem aos indígenas e desenvolver reflexões que possam contribuir para uma gestão diferenciada e democrática. A investigação procurou dar conta de como as escolas da reserva estão desenvolvendo o trabalho em sala de aula e de como está sendo desenvolvida a gestão da educação indígena no quadro das diretrizes educacionais de uma educação diferenciada, bilíngue e intercultural. Para tanto, foi realizada uma pesquisa de campo em cinco escolas da reserva. A metodologia apoiou-se na produção bibliográfica sobre a história, cultura e educação indígena, na legislação que fundamenta a educação indígena diferenciada, intercultural e bilíngüe e na pesquisa etnográfica, envolvendo entrevistas semi-estruturadas com professores, lideranças indígenas e gestores educacionais, histórias de vida relatadas por indígenas e observação participante no cotidiano indígena (reuniões, festas), registradas no diário de campo. O estudo contempla uma análise das políticas indigenistas tuteladas, com destaque para a atuação do Serviço de Proteção ao Índio (SPI) e da Fundação Nacional do Índio (FUNAI); do Estatuto do Índio, da diversidade cultural e da educação indígena no Brasil, na Constituição de 1988 e na LDB de 1996. Aborda-se, ainda, a história da reserva de Serrinha, localização, desenvolvimento, retomada das terras pelos índios, organização da educação escolar, caracterização das escolas pesquisadas, especificidades da cultura e da educação indígena. É feita, também, uma apreciação sobre o modo como a educação diferenciada, bilíngue e intercultural, prevista pela legislação, está ocorrendo nas escolas da área indígena de Serrinha. Nessa discussão, aprofundam-se os fundamentos necessários para assegurar uma gestão das escolas e da educação indígena que atenda a sua complexidade. Analisam-se alguns conceitos, como o de escola cidadã, o sentido da escola para os indígenas e a fragmentação das ações educativas que dificultam um trabalho articulado e emancipador. Por fim, discutem-se as possibilidades de uma educação indígena integral. Desenvolvida a pesquisa, conclui-se que persistem inúmeros desafios nas escolas da reserva para efetivar uma educação diferenciada, bilíngue e intercultural. Esses desafios passam por uma reestruturação da gestão, qualificação de professores, produção de materiais adequados e participação mais intensa e sistemática dos alunos | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011VeraDanairCarpenedo.pdf: 1401291 bytes, checksum: 61a6901462c77d0688e0e2ac8399acd3 (MD5) Previous issue date: 2011-09-06 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Índios Kaingang | por |
dc.subject | Educação intercultural | por |
dc.subject | Educação e Estado | por |
dc.subject | Reservas indígenas - Rio Grande do Sul | por |
dc.subject | Kaingang indians | eng |
dc.subject | Multicultural education | eng |
dc.subject | Education and state | eng |
dc.subject | Indian reservations - Rio Grande do Sul (Brazil) | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONAL::POLITICA EDUCACIONAL | por |
dc.title | Políticas de educação diferenciada : um estudo das escolas indígenas na reserva de Serrinha-RS | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2011VeraDanairCarpenedo.pdf | 1.37 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.