???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/708
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Sotille, Suellen Spinello | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6375086219913518 | por |
dc.contributor.advisor1 | Teixeira, Adriano Canabarro | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1841882790688813 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:39Z | - |
dc.date.available | 2012-03-26 | - |
dc.date.issued | 2011-09-08 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/708 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa apresentada nesta dissertação busca dar resposta, com base em um conjunto de reflexões teóricas e atividades práticas, à problemática das possíveis diferenças de utilização das tecnologias dentro e fora da escola e do potencial de cada uma para processos de aprendizagem. Assim, iniciou-se pelo desenvolvimento da revisão de literatura, tendo como objetivo principal construir um aporte teórico de definições dos conceitos envolvidos nessas temáticas. Com base nisso, tornou-se possível delinear traços importantes sobre as potencialidades das tecnologias e o processo de aprendizado nesta sociedade, na qual aprender passou a ser condição essencial de sobrevivência. Estabeleceram-se as categorias de análise do estudo e uma proposta metodológica para uma pesquisa qualitativo-exploratória, tendo como público-alvo os nativos digitais, indivíduos que já nasceram com a presença das tecnologias e a utilizam frequentemente para as mais variadas atividades. Neste estudo, trabalhou-se com os alunos do 2° ano do Centro de Ensino Médio da Fundação Universidade de Passo Fundo e com os estagiários do Projeto Mutirão pela Inclusão Digital, acadêmicos de cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo, no período de outubro de 2010 a abril de 2011, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevista, protocolo de observação em sala de aula e registro das atividades. Após a realização do processo de coleta dos dados, foram efetivados os procedimentos de análise, com os quais foi possível concluir que a utilização da tecnologia é diferente dentro e fora da escola e que as potencialidades da tecnologia para o processo de aprendizagem apenas é observado na utilização fora do ambiente escolar | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011SuellenSpinelloSotille.pdf: 1172102 bytes, checksum: daeaf7ce4df50f2511d25c53405f6777 (MD5) Previous issue date: 2011-09-08 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Tecnologia educacional | por |
dc.subject | Capacidade de aprendizagem | por |
dc.subject | Educação - Efeito das inovações tecnológicas | por |
dc.subject | Pesquisa educacional | por |
dc.subject | Escolas - Passo Fundo (RS) - Estudo de casos | por |
dc.subject | Educational technology | eng |
dc.subject | Learning ability | eng |
dc.subject | Education - Effect of technological innovations on | eng |
dc.subject | Education - Research | eng |
dc.subject | Schools - Passo Fundo (Brazil) | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL | por |
dc.title | Escola, aprendizagem e tecnologias de rede : relações, inconsistências e potencialidades | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2011SuellenSpinelloSotille.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.