???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/708
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Escola, aprendizagem e tecnologias de rede : relações, inconsistências e potencialidades |
???metadata.dc.creator???: | Sotille, Suellen Spinello |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Teixeira, Adriano Canabarro |
???metadata.dc.description.resumo???: | A pesquisa apresentada nesta dissertação busca dar resposta, com base em um conjunto de reflexões teóricas e atividades práticas, à problemática das possíveis diferenças de utilização das tecnologias dentro e fora da escola e do potencial de cada uma para processos de aprendizagem. Assim, iniciou-se pelo desenvolvimento da revisão de literatura, tendo como objetivo principal construir um aporte teórico de definições dos conceitos envolvidos nessas temáticas. Com base nisso, tornou-se possível delinear traços importantes sobre as potencialidades das tecnologias e o processo de aprendizado nesta sociedade, na qual aprender passou a ser condição essencial de sobrevivência. Estabeleceram-se as categorias de análise do estudo e uma proposta metodológica para uma pesquisa qualitativo-exploratória, tendo como público-alvo os nativos digitais, indivíduos que já nasceram com a presença das tecnologias e a utilizam frequentemente para as mais variadas atividades. Neste estudo, trabalhou-se com os alunos do 2° ano do Centro de Ensino Médio da Fundação Universidade de Passo Fundo e com os estagiários do Projeto Mutirão pela Inclusão Digital, acadêmicos de cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo, no período de outubro de 2010 a abril de 2011, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevista, protocolo de observação em sala de aula e registro das atividades. Após a realização do processo de coleta dos dados, foram efetivados os procedimentos de análise, com os quais foi possível concluir que a utilização da tecnologia é diferente dentro e fora da escola e que as potencialidades da tecnologia para o processo de aprendizagem apenas é observado na utilização fora do ambiente escolar |
Keywords: | Tecnologia educacional Capacidade de aprendizagem Educação - Efeito das inovações tecnológicas Pesquisa educacional Escolas - Passo Fundo (RS) - Estudo de casos Educational technology Learning ability Education - Effect of technological innovations on Education - Research Schools - Passo Fundo (Brazil) |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/708 |
Issue Date: | 8-Sep-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2011SuellenSpinelloSotille.pdf | 1.14 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.