Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/708
???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Escola, aprendizagem e tecnologias de rede : relações, inconsistências e potencialidades
???metadata.dc.creator???: Sotille, Suellen Spinello 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Teixeira, Adriano Canabarro
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa apresentada nesta dissertação busca dar resposta, com base em um conjunto de reflexões teóricas e atividades práticas, à problemática das possíveis diferenças de utilização das tecnologias dentro e fora da escola e do potencial de cada uma para processos de aprendizagem. Assim, iniciou-se pelo desenvolvimento da revisão de literatura, tendo como objetivo principal construir um aporte teórico de definições dos conceitos envolvidos nessas temáticas. Com base nisso, tornou-se possível delinear traços importantes sobre as potencialidades das tecnologias e o processo de aprendizado nesta sociedade, na qual aprender passou a ser condição essencial de sobrevivência. Estabeleceram-se as categorias de análise do estudo e uma proposta metodológica para uma pesquisa qualitativo-exploratória, tendo como público-alvo os nativos digitais, indivíduos que já nasceram com a presença das tecnologias e a utilizam frequentemente para as mais variadas atividades. Neste estudo, trabalhou-se com os alunos do 2° ano do Centro de Ensino Médio da Fundação Universidade de Passo Fundo e com os estagiários do Projeto Mutirão pela Inclusão Digital, acadêmicos de cursos de graduação da Universidade de Passo Fundo, no período de outubro de 2010 a abril de 2011, tendo como instrumentos de coleta de dados questionário, entrevista, protocolo de observação em sala de aula e registro das atividades. Após a realização do processo de coleta dos dados, foram efetivados os procedimentos de análise, com os quais foi possível concluir que a utilização da tecnologia é diferente dentro e fora da escola e que as potencialidades da tecnologia para o processo de aprendizagem apenas é observado na utilização fora do ambiente escolar
Keywords: Tecnologia educacional
Capacidade de aprendizagem
Educação - Efeito das inovações tecnológicas
Pesquisa educacional
Escolas - Passo Fundo (RS) - Estudo de casos
Educational technology
Learning ability
Education - Effect of technological innovations on
Education - Research
Schools - Passo Fundo (Brazil)
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONAL
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/708
Issue Date: 8-Sep-2011
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.