???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/707
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Educação estética com educadoras : proposta de intervenção a partir de vivências corporais |
???metadata.dc.creator???: | Madalóz, Rodrigo José |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Ormezzano, Graciela |
???metadata.dc.description.resumo???: | A pesquisa desenvolvida na linha de Processos Educativos e Linguagem caracterizou-se por um estudo qualitativo, de natureza compreensivo-interpretativa, utilizando o Paradigma Simbiosinérgico e Inventivo (BERTRAND; VALOIS, 1994). Investigou os significados que as vivências corporais tiveram no processo de educação estética de educadoras de educação infantil e anos iniciais, tendo como objetivos conhecer e compreender a trajetória de formação corporal dessas educadoras; oportunizar experiências corporais por meio de vivências e práticas individuais e em grupo; facilitar a exteriorização de gestos e expressões corporais livres, criando diferentes situações e propondo situações de improvisação diante dos desafios cotidianos. A pesquisa envolveu oito educadoras, uma de educação infantil, duas de 1º ano, duas de 2º ano, duas do 3º ano e uma de 4º ano, que atuam numa escola estadual de ensino fundamental da cidade de Palmeira das Missões, RS. As educadoras participaram de oito encontros com duas horas de duração cada, no período de março a maio de 2011, estruturados em três momentos: 1º sensibilização, 2º atividade corporal e 3º relaxamento. Para a coleta de dados e informações utilizaram-se a observação participante, o diário de campo, o memorial descritivo (MOLINA NETO; TRIVIÑOS, 1999) e o texto iconográfico para fins de registro e posterior compreensão com base na leitura transtextual singular de imagens (LTSI), desenvolvida por Ormezzano (2009). As vivências corporais significaram para elas a possibilidade de estabelecer a harmonia entre o corpo e o ambiente; mudanças de conceitos, atitudes, transformação e renovação na prática; partilha; perceber a necessidade e a importância do lúdico na vida das crianças; sentimentos e sensações renovadas em relação a si e ao outro; movimento; despertou a capacidade criativa, o autoconhecimento; o conhecimento e a valorização do corpo; a essência de cada uma; a paz de espírito; o voltar a ser criança; significou a entrega, a sensibilidade, à vida |
Abstract: | The research developed in the line of Educational and Languages Processes characterized by a qualitative study of comprehensive-interpretive nature, using the paradigm symbiosinergetic and inventive (BERTRAND; VALOIS; 1994). Investigate the meanings which body experiences had in the educated aesthetic process of teachers from early childhood education and early years, aiming to know and understand the trajectory of these teachers training body; body experiences create opportunities through practical experiences and individual and group; facilitate the externalization of gestures and body language free,creating different situations and proposing improvisation situations in front of daily challenges. The research involved eight teachers, one from early childhood education, two from the 1st year, two from the 2ndyear, two from the 3rd-year and one from the 4th-year, that work in a public elementary school in the city of Palmeira das Missões, RS. The educators participated in eight meetings with two yours duration each, from March to May 2011, structures in three stages. 1st awareness, 2nd body activity and 3rd relaxation. To the data collection and information s were used participant observation, field diary, data-sheet (MOLINA NETO; TRIVIÑOS, 1999) and iconographic text. For registration and further understanding based on reading transtextual unique images (LTSI), developed by Ormezzano (2009). The body experiences meant to them the possibility of establishing harmony between body and environment; changes in concepts, attitudes, transformations and practice renewal; sharing; perceive the necessity and importance of play in children s lives; feelings and sensations renewed about you and the other; movement; sparked the creativity, self-knowledge, knowledge and appreciation of the body; the essence of each one; the peace of mind; the return to childhood; meant delivery, sensitivity to life |
Keywords: | Professores - Formação Prática de ensino Educadores Educators Student teaching Teacher educators |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/707 |
Issue Date: | 9-Sep-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2011RodrigoJoseMadaloz.pdf | 1.17 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.