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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/706
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Pies, Neri Gervasio | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0513921151455053 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mühl, Eldon Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3402290519296482 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:39Z | - |
dc.date.available | 2012-03-06 | - |
dc.date.issued | 2011-08-26 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/706 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa, sob o título, Capital Cultural e Educação em Bourdieu, faz uma abordagem sobre a influência do capital cultural no sistema de ensino. Bourdieu se tornou referência nessa área quando, através de seus estudos, argumentou que a escola não é uma instituição neutra, que ela contribui para produzir e reproduzir as estruturas sociais e que o rendimento dos estudantes na escola está associado ao capital cultural dos mesmos. Sendo assim, seria necessário pensar e repensar a função e o funcionamento do sistema de ensino sob o ponto de vista crítico, para além da reprodução, ou seja, encontrar elementos para ampliar o capital cultural dos indivíduos e fomentar um novo habitus. Nossa hipótese para pensar e fazer essa transformação é a de que o capital social pode ser um viés, uma ferramenta, para promover a educação crítica, transformadora. Para aprofundar nossa pesquisa, estruturamos o itinerário em três momentos. No primeiro, caracterizamos alguns conceitos sociológicos fundamentais, elaborados por Bourdieu. Em seguida, aprofundamos a temática do capital cultural procurando entender como se efetiva a pedagogia da reprodução no sistema de ensino e a violência simbólica. E, no terceiro momento, apontamos o capital social como uma ferramenta para ampliar o capital cultural, diminuindo a assimetria educacional, e pensar a transformação social. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com ênfase à dimensão hermenêutico-crítica de algumas obras do autor, o que remeteu a um exercício reconstrutivo dos principais conceitos atrelados ao tema da dissertação. Em síntese, a exploração das reflexões de Bourdieu é muito desafiadora, pois, embora ele nem sempre forneça argumentos explícitos sobre as possibilidades de mudança social através do sistema de ensino, propicia uma série de questões que podem servir como elementos indispensáveis para a construção de indicativos novos para a compreensão da realidade social e para a produção do conhecimento crítico através da educação | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011NeriGervasioPies.pdf: 390733 bytes, checksum: 245ab10751df0b47b88f2927f5ba3773 (MD5) Previous issue date: 2011-08-26 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Bourdieu, Pierre - 1930-2002 | por |
dc.subject | Educação - Filosofia | por |
dc.subject | Aprendizagem | por |
dc.subject | Bourdieu, Pierre - 1930-2002 | eng |
dc.subject | Education - Philosophy | eng |
dc.subject | Learning | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | por |
dc.title | Capital cultural e educação em Bourdieu | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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