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dc.creatorPies, Neri Gervasio-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0513921151455053por
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:39Z-
dc.date.available2012-03-06-
dc.date.issued2011-08-26-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/706-
dc.description.resumoA presente pesquisa, sob o título, Capital Cultural e Educação em Bourdieu, faz uma abordagem sobre a influência do capital cultural no sistema de ensino. Bourdieu se tornou referência nessa área quando, através de seus estudos, argumentou que a escola não é uma instituição neutra, que ela contribui para produzir e reproduzir as estruturas sociais e que o rendimento dos estudantes na escola está associado ao capital cultural dos mesmos. Sendo assim, seria necessário pensar e repensar a função e o funcionamento do sistema de ensino sob o ponto de vista crítico, para além da reprodução, ou seja, encontrar elementos para ampliar o capital cultural dos indivíduos e fomentar um novo habitus. Nossa hipótese para pensar e fazer essa transformação é a de que o capital social pode ser um viés, uma ferramenta, para promover a educação crítica, transformadora. Para aprofundar nossa pesquisa, estruturamos o itinerário em três momentos. No primeiro, caracterizamos alguns conceitos sociológicos fundamentais, elaborados por Bourdieu. Em seguida, aprofundamos a temática do capital cultural procurando entender como se efetiva a pedagogia da reprodução no sistema de ensino e a violência simbólica. E, no terceiro momento, apontamos o capital social como uma ferramenta para ampliar o capital cultural, diminuindo a assimetria educacional, e pensar a transformação social. A metodologia da pesquisa é de natureza bibliográfica, com ênfase à dimensão hermenêutico-crítica de algumas obras do autor, o que remeteu a um exercício reconstrutivo dos principais conceitos atrelados ao tema da dissertação. Em síntese, a exploração das reflexões de Bourdieu é muito desafiadora, pois, embora ele nem sempre forneça argumentos explícitos sobre as possibilidades de mudança social através do sistema de ensino, propicia uma série de questões que podem servir como elementos indispensáveis para a construção de indicativos novos para a compreensão da realidade social e para a produção do conhecimento crítico através da educaçãopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011NeriGervasioPies.pdf: 390733 bytes, checksum: 245ab10751df0b47b88f2927f5ba3773 (MD5) Previous issue date: 2011-08-26eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectBourdieu, Pierre - 1930-2002por
dc.subjectEducação - Filosofiapor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectBourdieu, Pierre - 1930-2002eng
dc.subjectEducation - Philosophyeng
dc.subjectLearningeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAOpor
dc.titleCapital cultural e educação em Bourdieupor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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