Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/705
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorCorrêa, Fernanda da Silva-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4054803756073941por
dc.contributor.advisor1Dalbosco, Claudio Almir-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1671875455751185por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:39Z-
dc.date.available2012-02-23-
dc.date.issued2011-09-01-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/705-
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo discutir como se dá o ingresso da criança de zero a dois anos no contexto escolar, baseado nas teses de Donald Woods Winnicott, considerado por muitos no campo da educação e da psicanálise um autor contemporâneo. Também o que se quer explicitar dentre suas principais idéias, é o que o autor pensa em relação à educação infantil e a relação com a família (mais precisamente com a mãe) e ao que a família e escola devem seguir para um bom relacionamento com o profissional da educação (professora). Dentre vários conceitos, o que norteia a pesquisa é o de Natureza Humana, o qual o autor explica abrangendo os conceitos de mãe suficientemente boa e holding seguindo uma educação natural e o agir pedagógico do profissional de educação através do brincar inserido ao contexto familiar da criança. Ele utiliza o termo escola maternal ao invés de educação infantil. O estudo recompõe o conceito de mãe suficientemente boa, ambiente acolhedor ou satisfatório e holding entre mãe e filho. Além disso investiga a relação educador-educando entre crianças na idade de zero aos dois anos de idade e como a professora aceita essas questões, para então, abordar os aspectos lúdicos e a relação com a professora da escola maternal. Por último são expostos os aspectos positivos e negativos desse ingresso da criança ao contexto escolar frente à mulher no universo do trabalhopor
dc.description.abstractThe present work aims to discuss report was the child s entry from zero to two years in the school context based on the thesis of Donald Winnicott, considered by many in the field of education and psychoanalysis a contemporary author. Also explain what you want out of their main ideas, is what the author thinks of child education and family relations (more precisely with the mother) and that the family and school must go to a good relationship with the professional education (teacher). Among different concepts wich guides the research is to Human Nature, wich the author explains encompasses the concepts and good enough mother holding following a natural education and act professional pedagogical education through play entered to family child. He uses the term nursery school instead of kindergarten. The study puts the concept of good enough mother, warm and satisfying, and holding between mother and child. Also investigates the relationship between teacher-student children aged zero to two years of age how the teacher accepts these questions,then,to address the ludic aspects of the child s admission to the school context front of the woman in the world of workeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011FernandadaSilvaCorrea.pdf: 220748 bytes, checksum: 34be2b121d3d77611d79a9a7424bb443 (MD5) Previous issue date: 2011-09-01eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWinnicott, D.W. - (Donald Woods) - 1896-1957por
dc.subjectPsicologia educacionalpor
dc.subjectEducadorespor
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopor
dc.subjectMãe e filhospor
dc.subjectWinnicott, D.W. - (Donald Woods) - 1896-1957eng
dc.subjectEducational psychologyeng
dc.subjectEducatorseng
dc.subjectChild developmenteng
dc.subjectMother and childeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::PSICOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleWinnicott e a educação natural : a criança e a escola maternalpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.