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dc.creatorLopes, Andrea de Mello-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0118374486549345por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:39Z-
dc.date.available2012-02-23-
dc.date.issued2011-08-25-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/702-
dc.description.resumoO presente estudo consiste em analisar em que medida o capital cultural das crianças interfere na aprendizagem da linguagem escrita, tendo como eixo norteador os sentidos produzidos sobre o processo de alfabetização pelos diferentes sujeitos, integrantes da prática pedagógica (professora, alunos e pais) de uma classe de primeiro ano de uma escola pública do município de Santo Antônio do Planalto RS. O texto apresenta conceitos sobre alfabetização, capital cultural da criança, configurações familiares, relação família e escola no processo alfabetizador, na perspectiva de Bernard Lahire, Jenny Cook-Gumperz e Magda Soares, entre outras referências. A trajetória da pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, a qual possibilita uma aproximação com o contexto sociocultural e institucional da realidade investigada. Foram utilizadas no trabalho de campo as seguintes estratégias: observação de aulas, entrevista semi-estruturada com a professora e questionário endereçado aos pais. A confluência do conteúdo resultante disso possibilitou uma aproximação com o contexto cultural em que as crianças estão inseridas e com as práticas pedagógicas dentro do espaço escolar. Com base nas leituras realizadas e dos achados de campo foram constituídos três eixos de análise: um deles se refere ao sujeito da pesquisa a professora alfabetizadora; outro se refere à prática escolar alfabetizadora; e, por fim, o terceiro diz respeito ao capital cultural familiar e a alfabetização. Constata-se que as famílias possuem uma concepção de escola baseada nas relações socializadoras que se estabelecem entre as duas instituições. Os pais preocupam-se em auxiliar seus filhos em compasso com as estratégias desenvolvidas na escola pela professora, o que reforça, por vezes, um ensino mecânico e descontextualizado das práticas efetivas pelas quais circulam os textos escritos. Observa-se, portanto, um distanciamento entre o discurso da escola sobre a família, que denuncia a omissão e a passividade face ao processo de aprendizagem de seus filhos, e as percepções que as diferentes configurações familiares têm da escola, da professora e dos seus próprios papéis. Este estudo oferece subsídios para gestores dos diferentes níveis do sistema de ensino em relação à formação dos professores alfabetizadores e da prática alfabetizadora. A alfabetização não é simplesmente um problema da escola ou da criança, mas uma tarefa que envolve a escola, a criança e a família. Como historicamente responsável pela efetivação dessa aprendizagem, a escola deve repensar suas práticas alfabetizadoras, integrando metodologicamente o capital cultural da criança no ensino da linguagem escrita e tendo como parceiros os sujeitos integrantes das diferentes configurações familiares existentes no meio social em que ela está inseridapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2011AndreadeMelloLopes.pdf: 550122 bytes, checksum: e9fc22b83b13d304afef8c03c1a8a3e6 (MD5) Previous issue date: 2011-08-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectLinguagem e línguaspor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectCrianças - Desenvolvimentopor
dc.subjectLiteracyeng
dc.subjectLanguage and languageseng
dc.subjectLearningeng
dc.subjectChild developmenteng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpor
dc.titleO capital cultural da criança na aprendizagem da linguagem escritapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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