???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/702
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | O capital cultural da criança na aprendizagem da linguagem escrita |
???metadata.dc.creator???: | Lopes, Andrea de Mello |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Dickel, Adriana |
???metadata.dc.description.resumo???: | O presente estudo consiste em analisar em que medida o capital cultural das crianças interfere na aprendizagem da linguagem escrita, tendo como eixo norteador os sentidos produzidos sobre o processo de alfabetização pelos diferentes sujeitos, integrantes da prática pedagógica (professora, alunos e pais) de uma classe de primeiro ano de uma escola pública do município de Santo Antônio do Planalto RS. O texto apresenta conceitos sobre alfabetização, capital cultural da criança, configurações familiares, relação família e escola no processo alfabetizador, na perspectiva de Bernard Lahire, Jenny Cook-Gumperz e Magda Soares, entre outras referências. A trajetória da pesquisa está ancorada na abordagem qualitativa, de cunho etnográfico, a qual possibilita uma aproximação com o contexto sociocultural e institucional da realidade investigada. Foram utilizadas no trabalho de campo as seguintes estratégias: observação de aulas, entrevista semi-estruturada com a professora e questionário endereçado aos pais. A confluência do conteúdo resultante disso possibilitou uma aproximação com o contexto cultural em que as crianças estão inseridas e com as práticas pedagógicas dentro do espaço escolar. Com base nas leituras realizadas e dos achados de campo foram constituídos três eixos de análise: um deles se refere ao sujeito da pesquisa a professora alfabetizadora; outro se refere à prática escolar alfabetizadora; e, por fim, o terceiro diz respeito ao capital cultural familiar e a alfabetização. Constata-se que as famílias possuem uma concepção de escola baseada nas relações socializadoras que se estabelecem entre as duas instituições. Os pais preocupam-se em auxiliar seus filhos em compasso com as estratégias desenvolvidas na escola pela professora, o que reforça, por vezes, um ensino mecânico e descontextualizado das práticas efetivas pelas quais circulam os textos escritos. Observa-se, portanto, um distanciamento entre o discurso da escola sobre a família, que denuncia a omissão e a passividade face ao processo de aprendizagem de seus filhos, e as percepções que as diferentes configurações familiares têm da escola, da professora e dos seus próprios papéis. Este estudo oferece subsídios para gestores dos diferentes níveis do sistema de ensino em relação à formação dos professores alfabetizadores e da prática alfabetizadora. A alfabetização não é simplesmente um problema da escola ou da criança, mas uma tarefa que envolve a escola, a criança e a família. Como historicamente responsável pela efetivação dessa aprendizagem, a escola deve repensar suas práticas alfabetizadoras, integrando metodologicamente o capital cultural da criança no ensino da linguagem escrita e tendo como parceiros os sujeitos integrantes das diferentes configurações familiares existentes no meio social em que ela está inserida |
Keywords: | Alfabetização Linguagem e línguas Aprendizagem Crianças - Desenvolvimento Literacy Language and languages Learning Child development |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/702 |
Issue Date: | 25-Aug-2011 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2011AndreadeMelloLopes.pdf | 537.23 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.