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DC FieldValueLanguage
dc.creatorStürmer, Clarisse Hendges-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7728101437248459por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:38Z-
dc.date.available2011-06-22-
dc.date.issued2010-09-15-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/698-
dc.description.resumoA prática de produção de textos se apresenta como uma atividade desafiadora nos espaços escolares. A escrita, ao ser concebida como um processo enunciativo-discursivo, requer dos sujeitos envolvidos o uso intenso da própria linguagem na apropriação desse objeto. É sob esse prisma que a pesquisa a ser exposta volta-se para o interior da sala de aula com o intuito de analisar em que medida as interações em aula permitem por em ação um dado gênero discursivo, nesse caso o argumentativo, e refletir sobre ele com vistas a constituir um conhecimento que se torne operacional para professores e estudantes quando diante de uma tarefa/situação de produção de texto que requeira as propriedades desse mesmo gênero. Para tanto, são reconstruídos alguns conceitos que tratam a linguagem como ação humana, provindos fundamentalmente das teorias de Mikhail Bakhtin, Jerome Bruner e Jean-Paul Bronckart. Com base neles, são analisados episódios elaborados a partir de videogravações feitas durante o desenvolvimento de uma sequência didática que objetivava o domínio da tipologia argumentativa e a produção de textos de opinião, desenvolvida por uma professorapesquisadora, em uma turma de quarta série do ensino fundamental. Na exposição, achados importantes recebem contornos, a saber, a elaboração de significados acerca das tarefas em questão na proposta didática requer o apoio do "outro" -- seja a professora ou o colega -- ; a utilização de um gênero próximo do interesse dos alunos permite a atualização de conhecimentos prévios sobre texto; as aulas têm como centralidade as atividades didáticas fator este impulsionado pelo desejo de um resultado, no caso, a produção de um texto argumentativo; isso restringe o tempo das interlocuções centradas na reflexão sobre o conhecimento implicado na linguagem em funcionamento e nos possíveis confrontos entre o conhecimento prévio e os conhecimentos e atividades oferecidos como "andaimes" pela professora-pesquisadorapor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010ClarisseHendgesSturmer.pdf: 720686 bytes, checksum: bcb85de540eadfec9bc1880bcb4096e4 (MD5) Previous issue date: 2010-09-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbiente de sala de aulapor
dc.subjectLinguagem e educaçãopor
dc.subjectRedaçãopor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectClassroom environmenteng
dc.subjectLanguage and educationeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectTeaching practiceeng
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICApor
dc.titleA escrita na sala de aula : situando o papel da interação verbal na produção de textospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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