???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/698
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Stürmer, Clarisse Hendges | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7728101437248459 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dickel, Adriana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1371923233740319 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:38Z | - |
dc.date.available | 2011-06-22 | - |
dc.date.issued | 2010-09-15 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/698 | - |
dc.description.resumo | A prática de produção de textos se apresenta como uma atividade desafiadora nos espaços escolares. A escrita, ao ser concebida como um processo enunciativo-discursivo, requer dos sujeitos envolvidos o uso intenso da própria linguagem na apropriação desse objeto. É sob esse prisma que a pesquisa a ser exposta volta-se para o interior da sala de aula com o intuito de analisar em que medida as interações em aula permitem por em ação um dado gênero discursivo, nesse caso o argumentativo, e refletir sobre ele com vistas a constituir um conhecimento que se torne operacional para professores e estudantes quando diante de uma tarefa/situação de produção de texto que requeira as propriedades desse mesmo gênero. Para tanto, são reconstruídos alguns conceitos que tratam a linguagem como ação humana, provindos fundamentalmente das teorias de Mikhail Bakhtin, Jerome Bruner e Jean-Paul Bronckart. Com base neles, são analisados episódios elaborados a partir de videogravações feitas durante o desenvolvimento de uma sequência didática que objetivava o domínio da tipologia argumentativa e a produção de textos de opinião, desenvolvida por uma professorapesquisadora, em uma turma de quarta série do ensino fundamental. Na exposição, achados importantes recebem contornos, a saber, a elaboração de significados acerca das tarefas em questão na proposta didática requer o apoio do "outro" -- seja a professora ou o colega -- ; a utilização de um gênero próximo do interesse dos alunos permite a atualização de conhecimentos prévios sobre texto; as aulas têm como centralidade as atividades didáticas fator este impulsionado pelo desejo de um resultado, no caso, a produção de um texto argumentativo; isso restringe o tempo das interlocuções centradas na reflexão sobre o conhecimento implicado na linguagem em funcionamento e nos possíveis confrontos entre o conhecimento prévio e os conhecimentos e atividades oferecidos como "andaimes" pela professora-pesquisadora | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010ClarisseHendgesSturmer.pdf: 720686 bytes, checksum: bcb85de540eadfec9bc1880bcb4096e4 (MD5) Previous issue date: 2010-09-15 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ambiente de sala de aula | por |
dc.subject | Linguagem e educação | por |
dc.subject | Redação | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Classroom environment | eng |
dc.subject | Language and education | eng |
dc.subject | Writing | eng |
dc.subject | Teaching practice | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA | por |
dc.title | A escrita na sala de aula : situando o papel da interação verbal na produção de textos | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2010ClarisseHendgesSturmer.pdf | 703.79 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.