???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/696
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Strehl, Jussara Morandini | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0280541326411131 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ormezzano, Graciela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3122681952332528 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:38Z | - |
dc.date.available | 2011-06-22 | - |
dc.date.issued | 2010-10-22 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/696 | - |
dc.description.resumo | Essa dissertação tem como problemática a saúde do professor e objetiva investigar qual o significado de mal-estar docente, quais as possibilidades de prevenção - na visão dos professores -, além de pesquisar as formas de prevenção para melhorar a qualidade de vida do docente. O trabalho tem embasamento teórico na educação estética, na dimensão humana e no que se refere ao sensível, levando em consideração a relação que o sujeito estabelece com o meio em que vivem e a sua crise da sensibilidade. Tem como enfoque o mal-estar do educador, pois a atividade docente propicia vivências que podem afetar a saúde física e mental; buscará subsídios para a prevenção deste mal-estar. Com base no que foi exposto, é possível afirmar que a proposta está vinculada na Linha de Pesquisa: Processos Educativos e Linguagem, dentro da área temática de Educação Estética. A pesquisa parte do pressuposto de que, conforme Ormezzano (2001), a concepção do estético é entendida como modo de ser e estar no mundo. Assim, o ser humano precisa construir a sua subjetividade na percepção dessa conexidade do eu com o cosmo, ou, em outras palavras, precisa estar imerso no mundo, expressando: o que é, como se percebe e como se conhece. Foi desenvolvida uma pesquisa de campo com oito educadores, de quatro escolas distintas da rede de ensino público estadual da cidade de Passo Fundo/RS, sendo necessário que os mesmos tivessem se afastado de suas atividades escolares por motivo de doença - com laudo médico -, mas que já tivessem retomado as suas funções. As indagações foram orientadas por entrevista, norteada pelo diálogo entre o sujeito da pesquisa e a pesquisadora, cujo intuito é favorecer a livre expressão dos entrevistados e estimular a abordagem da temática em estudo. A pesquisa se caracteriza por abordagem qualitativa de cunho fenomenológico. A escolha desta modalidade deve-se ao fato do investigador não considerar previamente uma compreensão do fenômeno, mas, ir à busca da natureza deste fenômeno num processo interrogativo. A organização e a compreensão das informações foram feitas através do método fenomenológico proposto por Giorgi (2009, 2010) e Comiotto (1992), na tentativa de descrever e perceber cada pessoa dentro de sua singularidade; se desenvolveu em cinco passos, até atingir as essências fenomenológicas. As essências que emergiram na pesquisa foram as seguintes: problemas profissionais e sofrimento; interação com a comunidade escolar; e, indicações de prevenção. A prevenção do mal-estar docente necessita de um olhar de toda a sociedade em torno da escola. Depende de políticas públicas, dos sindicatos dos professores, do setor administrativo da escola, para oferecer, ao professor, o apoio de outros profissionais que o ajudem em seu objetivo, que é a aprendizagem do aluno e a formação inicial e continuada; necessita levar em consideração as diversidades encontradas na escola. A profissão de professor requer atualização permanente, é um eterno aprender, tendo em vista que a sociedade está em constante mudança | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010JussaraMorandiniStrehl.pdf: 806652 bytes, checksum: dc06050f3c628de480b4e3ad876e04a2 (MD5) Previous issue date: 2010-10-22 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Professores - Stress ocupacional | por |
dc.subject | Qualidade de vida no trabalho | por |
dc.subject | Saúde e trabalho | por |
dc.subject | Relações humanas | por |
dc.subject | Professores e alunos | por |
dc.subject | Teachers - Occupational Stress | eng |
dc.subject | Quality of work life | eng |
dc.subject | Health and work | eng |
dc.subject | Human relations | eng |
dc.subject | Teachers and students | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | Narrativas de professores sobre o mal-estar docente | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2010JussaraMorandiniStrehl.pdf | 787.75 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.