Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/694
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorVanini, Sandra Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2447678376786814por
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:38Z-
dc.date.available2011-06-13-
dc.date.issued2010-11-05-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/694-
dc.description.resumoEste estudo faz parte da Linha de Pesquisa Processos Educativos e Linguagem. O seu objetivo foi investigar a contribuição da leitura e da produção de imagens para o estabelecimento de um processo educativo e cuidativo dos acadêmicos de enfermagem com crianças hospitalizadas. De abordagem qualitativa, os sujeitos da pesquisa foram quatorze acadêmicos do Curso de Enfermagem da Universidade Luterana do Brasil, campus Carazinho/RS. Os mesmos trabalharam em hospitais da região norte do Rio Grande do Sul, onde estimularam a leitura e a produção de imagens com o auxílio de um instrumento elaborado pela autora do projeto, intitulado Quando uma criança adoece! . A coleta de dados foi realizada por meio de uma entrevista não-estruturada; as entrevistas ocorreram após os acadêmicos realizarem as atividades junto às crianças hospitalizadas. Os dados foram analisados com base no método fenomenológico, proposto por Giorgi (2010) e Comiotto (1992). Dessa compreensão emergiram quatro essências: o desenho na comunicação acadêmico-criança; humanização na saúde e na educação; relações interpessoais no ambiente hospitalar; e, formação pessoal e profissional. Constatou-se que a utilização do desenho, junto às crianças, favoreceu a comunicação entre elas e os acadêmicos; a relação entre as crianças hospitalizadas e os participantes da pesquisa proporcionou um cuidado indireto aos pais. A leitura e a produção de imagens revelaram-se como instrumentos de trabalho adequados na educação em saúde e oportunizaram a compreensão de novas formas de ensino. A vivência sensibilizou os acadêmicos de Enfermagem quanto à importância do estabelecimento de relações mais humanas nas suas práticas com crianças hospitalizadaspor
dc.description.abstractThis study is part of the Research Line Educational Processes and Language. Its aim was to investigate the contribution of reading and image production for the establishment of an educational process and nursing care of academics with hospitalized children. Of qualitative approach, the subjects of research were fourteen academic nursing Lutheran University of Brazil, campus Carazinho/RS. They worked in hospitals in the north region of Rio Grande do Sul State, where reading and have stimulated the production of images with the aid of an instrument drawn up by the author of the project, titled "When a child is sick!". Data collection was performed through a non-structured interview; the interviews occurred after academics conducting activities with hospitalized children. The data were analysed based on the phenomenological method proposed by Giorgi (2010) and Comiotto (1992).This understanding emerged four essences: drawing in academic-child communication; humanization in health and education; interpersonal relationships in hospital environment; and, personal and professional formation. It was noted that the use of drawing, with children, favored the communication between them and academics; the relationship between hospitalized children and survey provided an indirect careful to parents. Reading and producing images proved as appropriate working instruments in health education and downloads nurture understanding of new forms of teaching. The experience was heartened nursing academics regarding the importance of establishing human relations in their practices with hospitalized childreneng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010SandraMariaVanini.pdf: 7385261 bytes, checksum: d7b3a9ca3bcd920107746076000ccfa6 (MD5) Previous issue date: 2010-11-05eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCrianças - Assistência hospitalarpor
dc.subjectTerapia recreativa para criançaspor
dc.subjectPacientes hospitalizados - Psicologiapor
dc.subjectBiblioterapiapor
dc.subjectChildren - Hospital careeng
dc.subjectrecreational therapy for childreneng
dc.subjectHospitalized Patients - Psychologyeng
dc.subjectBibliotherapyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleLeitura e produção de imagens : um processo educativo e cuidativo dos acadêmicos de enfermagem com crianças hospitalizadaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2010SandraMariaVanini.pdf7.21 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.