???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/690
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marques, Franciele Fátima | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5394315722153080 | por |
dc.contributor.advisor1 | Mühl, Eldon Henrique | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3402290519296482 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:37Z | - |
dc.date.available | 2011-05-24 | - |
dc.date.issued | 2010-08-20 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/690 | - |
dc.description.resumo | A sociedade atual demanda das escolas uma metodologia de trabalho que visa, em sua concepção, o pleno domínio das capacidades intelectuais do educando, bem como, sua formação para uma cidadania consciente, comprometida com a transformação social e a instauração de uma nova ordem mundial. No entanto, o que se vê na grande maioria das escolas é uma prática pedagógica que, em geral, não só nega estes propósitos, como vem cumprindo a disseminação de desejos, de interesses e de ideologias, que acentua os valores de um sistema imediatista, consumista e alienador. Os interesses hoje predominantes apontam para uma preocupação quase exclusiva voltada para a preparação da grande maioria dos alunos para o mercado de trabalho e para a adaptação à sociedade tal como já está estruturada, mediante reprodução do status quo. Isso, na medida em que acomoda estudantes e professores a reproduzir o que já está dado, configura o que denominamos o processo formativo alienador, no qual o livro didático exerce uma função basilar. O trabalho investiga o caráter ideológico e alienador do livro didático na educação escolar. Para análise foram utilizados os livros da área de Linguagem do 3º e 4º anos do Ensino Fundamental utilizados em Escolas do Sistema Público de Ensino de uma cidade do norte do RS, escolhidos pelos professores e distribuídos pelo Ministério da Educação e Cultura do Governo Federal no período de 2008-2010. Os resultados revelam que os livros utilizados como principal recurso didático e de informação no ensino básico contribuem, em grande parte, para a configuração da alienação e da formação ideológica dos estudantes, à medida que veiculam informações alienadoras e ideologicamente tendenciosas, impedindo a formação consciente e crítica dos mesmos. De outra parte, o livro contribui para a alienação do trabalho docente, levando o professor a reproduzir práticas condicionadoras dele e dos seus alunos. Diante desse quadro, a autora apresenta a educação crítica e a humanização da prática pedagógica como um alternativa para superar a dominação ideológica e a alienação no processo formativo escolar | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010FrancieleFatimaMarques.pdf: 5276940 bytes, checksum: 27961e88f7ccb4e3c3ff26730c540aa0 (MD5) Previous issue date: 2010-08-20 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Sociologia educacional | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Livros didáticos | por |
dc.subject | Educational Sociology | eng |
dc.subject | Teaching Practice | eng |
dc.subject | Textbooks | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |
dc.title | O livro didático na educação escolar : da alienação à humanização | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2010FrancieleFatimaMarques.pdf | 5.15 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.