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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/685
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Martins, Maurício Rebelo | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/8729971388741189 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dalbosco, Claudio Almir | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1671875455751185 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:37Z | - |
dc.date.available | 2011-05-06 | - |
dc.date.issued | 2009-08-20 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/685 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa investiga o conceito de educação natural na primeira infância em Jean-Jacques Rousseau e Donald Woods Winnicott. Almeja-se, por meio do confronto entre esses dois pensadores, pesquisar o que eles pensam sobre a primeira infância. O conceito fundamental que norteará o trabalho é o de natureza, pois, de um lado, Rousseau defende que a educação na primeira infância deve seguir a natureza, e, de outro, Winnicott argumenta que a melhor educação na primeira infância é aquela conduzida naturalmente pela mãe. Busca-se compreender, portanto, como esses autores caracterizam a infância e as suas especificidades. Rousseau inovou ao afirmar que precisávamos estudar a infância pela infância e não tendo somente o mundo adulto como referência. Para ele, a criança não pode ser vista como um pequeno adulto defeituoso, pois possui características que são típicas desse estágio. Amparado por essa tese, ele acredita que devemos respeitar o mundo da criança. Winnicott concorda com Rousseau e afirma que todo profissional que trabalha com a primeira infância deve respeitar o agir natural da mãe e o desenvolvimento natural do bebê. Desse modo, apoiado nos objetivos deste trabalho, no primeiro capítulo, procura-se reconstruir analiticamente o que Rousseau entende por educação natural na primeira infância. Já no segundo capitulo, procura-se reconstruir a argumentação de Winnicott acerca da primeira infância e a sua análise do psiquismo infantil. Por fim, no terceiro capítulo, busca-se tratar, por meio do confronto entre esses dois autores, das afinidades eletivas e das diferenças cruciais entre eles. Para tanto, adota-se, como referência, os conceitos de natureza, autonomia, disposições naturais, potencialidades inatas, necessidades e cuidados. Além disso, apresentam-se as implicações pedagógicas que podem ser inferidas das suas teses | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:37Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009MauricioRebelo.pdf: 633096 bytes, checksum: 85c442163c39699ff55ae73f2a0fac08 (MD5) Previous issue date: 2009-08-20 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação - Filosofia | por |
dc.subject | Psicologia da primeira infância | por |
dc.subject | Sociologia educacional | por |
dc.subject | Education - Philosophy | eng |
dc.subject | Infant psychology | eng |
dc.subject | Educational sociology | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO | por |
dc.title | Educação natural na primeira infância em Rousseau e Winncott | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
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