???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/685
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Educação natural na primeira infância em Rousseau e Winncott |
???metadata.dc.creator???: | Martins, Maurício Rebelo |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Dalbosco, Claudio Almir |
???metadata.dc.description.resumo???: | A presente pesquisa investiga o conceito de educação natural na primeira infância em Jean-Jacques Rousseau e Donald Woods Winnicott. Almeja-se, por meio do confronto entre esses dois pensadores, pesquisar o que eles pensam sobre a primeira infância. O conceito fundamental que norteará o trabalho é o de natureza, pois, de um lado, Rousseau defende que a educação na primeira infância deve seguir a natureza, e, de outro, Winnicott argumenta que a melhor educação na primeira infância é aquela conduzida naturalmente pela mãe. Busca-se compreender, portanto, como esses autores caracterizam a infância e as suas especificidades. Rousseau inovou ao afirmar que precisávamos estudar a infância pela infância e não tendo somente o mundo adulto como referência. Para ele, a criança não pode ser vista como um pequeno adulto defeituoso, pois possui características que são típicas desse estágio. Amparado por essa tese, ele acredita que devemos respeitar o mundo da criança. Winnicott concorda com Rousseau e afirma que todo profissional que trabalha com a primeira infância deve respeitar o agir natural da mãe e o desenvolvimento natural do bebê. Desse modo, apoiado nos objetivos deste trabalho, no primeiro capítulo, procura-se reconstruir analiticamente o que Rousseau entende por educação natural na primeira infância. Já no segundo capitulo, procura-se reconstruir a argumentação de Winnicott acerca da primeira infância e a sua análise do psiquismo infantil. Por fim, no terceiro capítulo, busca-se tratar, por meio do confronto entre esses dois autores, das afinidades eletivas e das diferenças cruciais entre eles. Para tanto, adota-se, como referência, os conceitos de natureza, autonomia, disposições naturais, potencialidades inatas, necessidades e cuidados. Além disso, apresentam-se as implicações pedagógicas que podem ser inferidas das suas teses |
Keywords: | Educação - Filosofia Psicologia da primeira infância Sociologia educacional Education - Philosophy Infant psychology Educational sociology |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::FILOSOFIA DA EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/685 |
Issue Date: | 20-Aug-2009 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2009MauricioRebelo.pdf | 618.26 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.