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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: A educação de jovens e adultos : do legado histórico aos debates na década da educação
???metadata.dc.creator???: Beatrici, Alexandra Ferronato
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Giolo, Jaime
???metadata.dc.description.resumo???: A pesquisa, de caráter bibliográfico, tem como objetivos: abordar os debates que ocorreram durante a Década da Educação (1997-2007), referentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA); compreender e relacionar os Programas Federais de Alfabetização aos debates ocorridos no mesmo período; historiar a EJA, sua normatização e encaminhamentos. O estudo aborda as seguintes questões: Que concepções de alfabetização de jovens e adultos aparecem na sociedade brasileira? Qual a função das práticas alfabetizadoras e que profissionais estão envolvidos com a EJA? As políticas públicas asseguram aos educandos dos Programas de Alfabetização continuidade educacional? Que avanços e/ou entraves ocorreram nesse período referentes à EJA? Foram utilizados textos de natureza histórica e de referência conceitual tendo como fonte para revisão: leis, regulamentos, normas, pareceres, declarações, periódicos, livros entre outros, tanto na forma convencional como por meio eletrônico. Para análise, entre os autores de referência estão: Arroyo, Beisiegel, Di Pierro, Ferraro, Freire, Haddad, Romão, Soares, entre outros. A pesquisa aponta que os debates ocorridos na Década da Educação foram produzidos por um feixe de correlações e de enunciados, oriundos e tecidos em função de discursos presentes na legislação, nas políticas públicas e na educação. Nos documentos legais, a EJA se apresenta como um direito do cidadão e é considerada fundamental para o século XXI, pois promove o real exercício da cidadania. Nas políticas públicas, ela ainda é voltada principalmente aos Programas de Alfabetização, que, por sua vez, estão longe de proporcionar a continuidade educacional que tanto se espera para essa modalidade de ensino. Sustenta-se que no campo educacional há necessidade de a EJA ser uma educação permanente, exercida por profissionais politizados e comprometidos com a realidade cultural e social dos sujeitos envolvidos
Keywords: Educação de adultos
Professores - Formação
Educação do adolescente
Alfabetização de adultos
Educação - História
Adult education
Teacher educators
Functional literacy
Education - History
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/681
Issue Date: 25-Sep-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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