???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/681
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Beatrici, Alexandra Ferronato | - |
dc.contributor.advisor1 | Giolo, Jaime | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:36Z | - |
dc.date.available | 2011-04-20 | - |
dc.date.issued | 2009-09-25 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/681 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa, de caráter bibliográfico, tem como objetivos: abordar os debates que ocorreram durante a Década da Educação (1997-2007), referentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA); compreender e relacionar os Programas Federais de Alfabetização aos debates ocorridos no mesmo período; historiar a EJA, sua normatização e encaminhamentos. O estudo aborda as seguintes questões: Que concepções de alfabetização de jovens e adultos aparecem na sociedade brasileira? Qual a função das práticas alfabetizadoras e que profissionais estão envolvidos com a EJA? As políticas públicas asseguram aos educandos dos Programas de Alfabetização continuidade educacional? Que avanços e/ou entraves ocorreram nesse período referentes à EJA? Foram utilizados textos de natureza histórica e de referência conceitual tendo como fonte para revisão: leis, regulamentos, normas, pareceres, declarações, periódicos, livros entre outros, tanto na forma convencional como por meio eletrônico. Para análise, entre os autores de referência estão: Arroyo, Beisiegel, Di Pierro, Ferraro, Freire, Haddad, Romão, Soares, entre outros. A pesquisa aponta que os debates ocorridos na Década da Educação foram produzidos por um feixe de correlações e de enunciados, oriundos e tecidos em função de discursos presentes na legislação, nas políticas públicas e na educação. Nos documentos legais, a EJA se apresenta como um direito do cidadão e é considerada fundamental para o século XXI, pois promove o real exercício da cidadania. Nas políticas públicas, ela ainda é voltada principalmente aos Programas de Alfabetização, que, por sua vez, estão longe de proporcionar a continuidade educacional que tanto se espera para essa modalidade de ensino. Sustenta-se que no campo educacional há necessidade de a EJA ser uma educação permanente, exercida por profissionais politizados e comprometidos com a realidade cultural e social dos sujeitos envolvidos | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009AlexandraBeatrici.pdf: 658254 bytes, checksum: b90d236ff224fa91487a143414249860 (MD5) Previous issue date: 2009-09-25 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação de adultos | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Educação do adolescente | por |
dc.subject | Alfabetização de adultos | por |
dc.subject | Educação - História | por |
dc.subject | Adult education | eng |
dc.subject | Teacher educators | eng |
dc.subject | Functional literacy | eng |
dc.subject | Education - History | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | por |
dc.title | A educação de jovens e adultos : do legado histórico aos debates na década da educação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2009AlexandraBeatrici.pdf | 642.83 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.