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dc.creatorBeatrici, Alexandra Ferronato-
dc.contributor.advisor1Giolo, Jaime-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:36Z-
dc.date.available2011-04-20-
dc.date.issued2009-09-25-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/681-
dc.description.resumoA pesquisa, de caráter bibliográfico, tem como objetivos: abordar os debates que ocorreram durante a Década da Educação (1997-2007), referentes à Educação de Jovens e Adultos (EJA); compreender e relacionar os Programas Federais de Alfabetização aos debates ocorridos no mesmo período; historiar a EJA, sua normatização e encaminhamentos. O estudo aborda as seguintes questões: Que concepções de alfabetização de jovens e adultos aparecem na sociedade brasileira? Qual a função das práticas alfabetizadoras e que profissionais estão envolvidos com a EJA? As políticas públicas asseguram aos educandos dos Programas de Alfabetização continuidade educacional? Que avanços e/ou entraves ocorreram nesse período referentes à EJA? Foram utilizados textos de natureza histórica e de referência conceitual tendo como fonte para revisão: leis, regulamentos, normas, pareceres, declarações, periódicos, livros entre outros, tanto na forma convencional como por meio eletrônico. Para análise, entre os autores de referência estão: Arroyo, Beisiegel, Di Pierro, Ferraro, Freire, Haddad, Romão, Soares, entre outros. A pesquisa aponta que os debates ocorridos na Década da Educação foram produzidos por um feixe de correlações e de enunciados, oriundos e tecidos em função de discursos presentes na legislação, nas políticas públicas e na educação. Nos documentos legais, a EJA se apresenta como um direito do cidadão e é considerada fundamental para o século XXI, pois promove o real exercício da cidadania. Nas políticas públicas, ela ainda é voltada principalmente aos Programas de Alfabetização, que, por sua vez, estão longe de proporcionar a continuidade educacional que tanto se espera para essa modalidade de ensino. Sustenta-se que no campo educacional há necessidade de a EJA ser uma educação permanente, exercida por profissionais politizados e comprometidos com a realidade cultural e social dos sujeitos envolvidospor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009AlexandraBeatrici.pdf: 658254 bytes, checksum: b90d236ff224fa91487a143414249860 (MD5) Previous issue date: 2009-09-25eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de adultospor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducação do adolescentepor
dc.subjectAlfabetização de adultospor
dc.subjectEducação - Históriapor
dc.subjectAdult educationeng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subjectFunctional literacyeng
dc.subjectEducation - Historyeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpor
dc.titleA educação de jovens e adultos : do legado histórico aos debates na década da educaçãopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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