???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/678
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Filippi, Adriana | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9423089200607592 | por |
dc.contributor.advisor1 | Dickel, Adriana | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/1371923233740319 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:35Z | - |
dc.date.available | 2011-04-20 | - |
dc.date.issued | 2009-12-16 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/678 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por objeto de estudo a prática pedagógica e as relações de ensino - aprendizagem constituídas na dinâmica discursiva da sala de aula, frente aos desafios de apreensão/apropriação de novos conhecimentos a partir da intervenção, das trocas e diálogo junto a uma turma de 1º ano de uma escola pública municipal na cidade de Saudades - SC. O estudo procura analisar como acontece a produção do conhecimento na dinâmica interativa de sala de aula e sua influência na organização do ensino, objetivando também construir e desconstruir hipóteses (conceitos) acerca do papel de professora como pesquisadora de sua própria prática. A exposição articula-se em torno de três eixos: formação do professor, prática pedagógica e o processo de aprendizagem da leitura e da escrita. São analisados quatro episódios desenvolvidos em sala de aula, em situação dialógicas e interativas e alinhados em torno do uso de diferentes gêneros de textos. Os episódios são recuperados por meio de autoscopia - videogravações produzidas e analisadas pela pesquisadora como professora alfabetizadora - e de registros escritos, retratando um pouco das expectativas, limitações, avanços e transformações que atravessam a minha prática. As análises apontam que é preciso constantemente estar em processo de desenvolvimento profissional e pessoal, construindo conhecimento acerca da prática; significar o outro para poder compreendê-lo, dando um sentido ao agir pedagógico, e considerar a relação teoria e prática como parceiras na reflexão e reconstrução do trabalho pedagógico | por |
dc.description.abstract | This work has as its study object the teaching practices and relationships of teachinglearning incorporated in the discursive dynamics of the classroom, before the challenges of understanding/ownership of new knowledge from the intervention, the exchange and dialogue with a 1st year group of a local public school in the City of Saudades-SC. The study seeks to analyze how the production of knowledge is in the interactive dynamics of the classroom and its influence on the teaching organization, also aiming to construct and deconstruct hypotheses (concepts) about the teacher´s role as a researcher in her own practice. The exhibition is structured around three areas: teacher training, teaching practice and the learning process of reading and writing. It is analyzed four episodes developed in the classroom, in dialogic and interactive situation and aligned around the use of different kinds of texts. The episodes are retrieved through autoscopy - recordings produced and analyzed by the researcher as a literacy class teacher - and written records, featuring some of the expectations, limitations, advances and changes that go through my practice. The analysis show that it is needed to constantly be in the process of professional and personal development, building knowledge about the practice, meaning the other in order to understand it, giving a sense to the educational action, and considering the relation between theory and practice as a partner in discussions and reconstruction of pedagogical practice | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009AdrianaFilippi.pdf: 626870 bytes, checksum: d49609b38e3c62149bb3eeb27c298310 (MD5) Previous issue date: 2009-12-16 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Leitura - Prática | por |
dc.subject | Alfabetização | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Student teaching | eng |
dc.subject | Teacher educators | eng |
dc.subject | Reading - Practice | eng |
dc.subject | Literacy | eng |
dc.subject | Writing | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | por |
dc.title | A (re) contrução de uma prática alfabetizadora frente aos desafios de pesquisar as relações de ensino e aprendizagem em sala de aula | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2009AdrianaFilippi.pdf | 612.18 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.