???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/677
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ughini, Andréa Bona | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5679688689586078 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ormezzano, Graciela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3122681952332528 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:35Z | - |
dc.date.available | 2011-04-20 | - |
dc.date.issued | 2009-12-14 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/677 | - |
dc.description.resumo | Este texto descreve o estudo realizado com o objetivo de investigar o significado da dança de rua e que processos educativos acontecem com adolescentes que utilizam esta expressiva linguagem e se encontram em situação de vulnerabilidade social. Situa-se na linha de pesquisa processo educativos e linguagem e trata-se de uma pesquisa qualitativa, caracterizada como um estudo de caso etnográfico de cunho fenomenológico. Do grupo participaram quinze adolescentes do sexo masculino com idade entre quatorze e dezesseis anos, participantes de um projeto de extensão da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo. Os dados relatados são resultantes das observações, realizadas durante a oficina, registradas em um diário de campo e, posteriormente, compreendidas com base no método fenomenológico proposto por Giorgi (1985) e Comiotto (1992). Após a aplicação do método fenomenológico aos dados coletados, três essências emergiram: sociabilidade e ressignificação de grupo; dança de rua e estratégia gestual; corporeidade e educação estética. O significado da dança de rua para os adolescentes relaciona-se ao seu entendimento como elemento essencial para manifestação de sua cultura e afirmação de sua identidade; sua vivência lhes possibilita ressignificarem sua forma de ser e estar no e com o mundo. Constitui-se num processo educativo estético que propiciou o vislumbrar da construção de uma vida digna para si, ao mesmo tempo em que operam o autorresgate perante as situações de risco | por |
dc.description.abstract | This text describes the study done with the objective to investigate the meaning of street dance and what educational processes happen to teenagers who use this expressive language and find themselves in a social vulnerability situation; educational process and language are included in this king of research. It is about qualitative research, described as a study of ethonographical case, phenomenological type. In the group there were fifteen male teenagers whose age group ranges from fourteen to sixteen years old. They are participants of an extension course project of Physical Education and Physiotherapy at Passo Fundo University. The reported data are results of observation carried out during the workshop. The observation was registered in a field diary and then, understood based on the phenomenological method proposed by Giorgi (1985) and Comiotto (1992). After the application of phenomenological method to collect date, three essential aspects have come up: Sociability and resignification of group; street dance and gestural strategy; corporeity and esthetic education. The meaning of street dance for teenagers is related to its understanding as an essential element for the manifestation of its culture and assertion of their identities; their experiences enable them to resignify their lives as a whole in the world. It is an educational and esthetic process which made it possible the shimmer of construction of a worthy life for person, at the same time, they become more prepared to handle with risky situations | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009AndreaBonaUghini.pdf: 8308208 bytes, checksum: 834f33e99f9198b224c3fdc6158c05c3 (MD5) Previous issue date: 2009-12-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Dança | por |
dc.subject | Linguagem corporal | por |
dc.subject | Educação do adolescente | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Dance | eng |
dc.subject | Body language | eng |
dc.subject | Physical education and training | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Dança de rua como processo educativo estético com adolescentes em situação de vulnerabilidade social | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2009AndreaBonaUghini.pdf | 8.11 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.