???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/674
???metadata.dc.type???: | Dissertação |
Title: | Cursos superiores de tecnologia : surgimento, legislação e expansão no período pós-LDB |
???metadata.dc.creator???: | Favretto, Juliana |
???metadata.dc.contributor.advisor1???: | Marcon, Telmo |
???metadata.dc.description.resumo???: | O objetivo do presente estudo foi analisar a expansão e o comportamento da oferta dos cursos superiores de tecnologia no âmbito do sistema de educação brasileiro no período posterior à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96). Reveste-se de importância por oferecer elementos importantes para refletir a respeito da educação profissional no contexto das políticas educacionais brasileiras. Para fundamentar as discussões pós-LDB de 1996 é feito um resgate histórico da trajetória da educação profissional no Brasil, que resultou em ações públicas específicas para a consolidação dos cursos de tecnologia em nível superior. Investiga como se deram o surgimento, a trajetória, a expansão e qual o quadro dos cursos superiores de tecnologia no Brasil na atualidade. O referencial teórico do estudo contemplou a revisão bibliográfica de autores como Cunha (2005), Manfredi (2002), Lima Filho (2005), Kuenzer (2006), Frigotto (2006), Ciavatta (2006), e análise documental envolvendo legislações e dados estatísticos produzidos pelo Inep, visando compreender as políticas públicas que viabilizaram e culminaram na educação superior tecnológica no âmbito do ensino superior brasileiro. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa exploratória com abordagem qualiquantitativa dos dados. A pesquisa histórica evidenciou que foi a criação dos cursos de engenharia de operação que serviram de base para o desenvolvimento dos atuais cursos de tecnólogos e dos cursos superiores de tecnologia. Os dados estatísticos do período de 2000 a 2007 foram analisados tendo como base as seguintes categorias: cursos e vagas ofertadas, alunos inscritos, ingressos, matriculados e concluintes. Esses dados permitem compreender o processo de desenvolvimento, a realidade e tendências atuais dos cursos superiores de tecnologia. Os dados revelam que houve uma expansão substancial dos cursos superiores de tecnologia no período de 2000 a 2007, quando comparados com os demais cursos de graduação. A expansão também foi verificada em relação à categoria administrativa e à organização acadêmica, com o setor privado e as universidades apresentando maior oferta comparativamente ao setor público e às demais instituições de ensino. Com base nos dados, o estudo conclui que houve um grande incentivo à educação tecnológica de nível superior, tanto expresso na legislação brasileira como na expansão de fato das instituições na oferta de cursos e de vagas. Tal crescimento se dá num contexto de flexibilidade e de emergência de interesses da iniciativa privada, cuja rede de ensino foi a que mais se mobilizou e se expandiu para oferecer tais cursos |
Keywords: | Ensino profissional - Brasil Tecnologia - Estudo e ensino Política pública Professional education - Brazil Technology - Vocational education Public policy |
???metadata.dc.subject.cnpq???: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
???metadata.dc.language???: | por |
???metadata.dc.publisher.country???: | |
Publisher: | |
???metadata.dc.publisher.initials???: | |
???metadata.dc.publisher.department???: | Educação |
???metadata.dc.publisher.program???: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
???metadata.dc.rights???: | Acesso Aberto |
URI: | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/674 |
Issue Date: | 20-Aug-2010 |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2010JulianaFavretto.pdf | 791.09 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.