???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/674
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Favretto, Juliana | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/7405639485658996 | por |
dc.contributor.advisor1 | Marcon, Telmo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7659184664426945 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:35Z | - |
dc.date.available | 2011-03-30 | - |
dc.date.issued | 2010-08-20 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/674 | - |
dc.description.resumo | O objetivo do presente estudo foi analisar a expansão e o comportamento da oferta dos cursos superiores de tecnologia no âmbito do sistema de educação brasileiro no período posterior à Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/96). Reveste-se de importância por oferecer elementos importantes para refletir a respeito da educação profissional no contexto das políticas educacionais brasileiras. Para fundamentar as discussões pós-LDB de 1996 é feito um resgate histórico da trajetória da educação profissional no Brasil, que resultou em ações públicas específicas para a consolidação dos cursos de tecnologia em nível superior. Investiga como se deram o surgimento, a trajetória, a expansão e qual o quadro dos cursos superiores de tecnologia no Brasil na atualidade. O referencial teórico do estudo contemplou a revisão bibliográfica de autores como Cunha (2005), Manfredi (2002), Lima Filho (2005), Kuenzer (2006), Frigotto (2006), Ciavatta (2006), e análise documental envolvendo legislações e dados estatísticos produzidos pelo Inep, visando compreender as políticas públicas que viabilizaram e culminaram na educação superior tecnológica no âmbito do ensino superior brasileiro. O procedimento metodológico adotado foi a pesquisa exploratória com abordagem qualiquantitativa dos dados. A pesquisa histórica evidenciou que foi a criação dos cursos de engenharia de operação que serviram de base para o desenvolvimento dos atuais cursos de tecnólogos e dos cursos superiores de tecnologia. Os dados estatísticos do período de 2000 a 2007 foram analisados tendo como base as seguintes categorias: cursos e vagas ofertadas, alunos inscritos, ingressos, matriculados e concluintes. Esses dados permitem compreender o processo de desenvolvimento, a realidade e tendências atuais dos cursos superiores de tecnologia. Os dados revelam que houve uma expansão substancial dos cursos superiores de tecnologia no período de 2000 a 2007, quando comparados com os demais cursos de graduação. A expansão também foi verificada em relação à categoria administrativa e à organização acadêmica, com o setor privado e as universidades apresentando maior oferta comparativamente ao setor público e às demais instituições de ensino. Com base nos dados, o estudo conclui que houve um grande incentivo à educação tecnológica de nível superior, tanto expresso na legislação brasileira como na expansão de fato das instituições na oferta de cursos e de vagas. Tal crescimento se dá num contexto de flexibilidade e de emergência de interesses da iniciativa privada, cuja rede de ensino foi a que mais se mobilizou e se expandiu para oferecer tais cursos | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010JulianaFavretto.pdf: 810075 bytes, checksum: 169d2aca8e56b155a81831b12c9cbe05 (MD5) Previous issue date: 2010-08-20 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Ensino profissional - Brasil | por |
dc.subject | Tecnologia - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Política pública | por |
dc.subject | Professional education - Brazil | eng |
dc.subject | Technology - Vocational education | eng |
dc.subject | Public policy | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Cursos superiores de tecnologia : surgimento, legislação e expansão no período pós-LDB | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2010JulianaFavretto.pdf | 791.09 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.