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dc.creatorHübner, Magda Cristina Santin-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4515138999433679por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:35Z-
dc.date.available2011-03-30-
dc.date.issued2010-08-16-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/671-
dc.description.resumoO estudo objetivou investigar a própria prática pedagógica como educadora matemática, analisando na modalidade de interações ocorridas em situações reais da sala de aula o processo de resolução de problemas matemáticos, identificando possíveis variáveis didáticas potencializadoras do aprendizado. Os sujeitos de pesquisa foram 26 estudantes da 6ª série do ensino fundamental de uma escola da rede privada de ensino de Erechim/RS. A pesquisa é de abordagem qualitativa, aliada ao procedimento de autoscopia, que conta com material de estudo coletado nos meses de setembro a novembro/2009, por meio de gravações de vídeo e áudio, das memórias de docente de matemática; do diário de classe e planos de aula e da produção escrita de estudantes registradas nas atividades de resolução de problemas. Desses foram selecionados cinco, que deram origem aos cinco episódios analisados. As informações coletadas foram organizadas em episódios estruturados em sequências de diálogo, tendo como referência para a análise relevâncias da heurística da resolução do problema matemático e peculiaridades do processo de resolução. As análises evidenciam que, quando as atividades propostas de resolução de problemas despertam nos estudantes características de um verdadeiro problema matemático, favorecem o aprendizado. Da mesma forma ocorre em relação ao uso de uma heurística para resolução e as peculiaridades do processo de resolução no que tange à intervenção docente, às interações entre pares e aos aspectos metodológicos do fazer pedagógicos, todas variáveis didáticas favorecedoras e potencializadoras do aprendizado. Das análises processadas, foi possível concluir sobre a importância da participação efetiva nas interações em sala de aula, do diálogo entre sujeitos, da diversidade de formas de solução, da conexão dos conhecimentos matemáticos, da variação dos tipos de problemas e da importância de o educador matemático rever o contrato didático que apoia sua prática docentepor
dc.description.abstractThe current study had the objective of investigating the pedagogical practice itself as a mathematics teacher, analyzing the mathematical problems solving process within the modality of interactions which happened in real situations in the classroom to identify possible didactic variable to enhance learning. The subjects of the study were 26 students from the sixth grade of elementary school from a private school in Erechim/RS. This research is a qualitative approach associated to the autoscopy procedure which has a study material collected from September to November/2009 through video and audio recordings, math teacher s memories, the class reports and the lesson plans and the student s written production registered in the problems solving activities. Among these problems, five of them were selected and originated the five episodes which were analyzed. The collected information was organized in episodes that were structured in dialogue sequences using the relevance of heuristic math problems solving and peculiarities of the resolution process. The analysis verifies that when the proposed problem solving activities evoke at students characteristics of a true math problem, they promote learning. The same happens related to the use of heuristic problem solving and the peculiarities of the resolution process associated to the interventions of the teacher, the pair interactions and the methodological aspects of teaching.All of them were recognized as didactic variable to encourage and enhance learning. From the analysis, it was possible to think about the importance of effective participation in the classroom interaction, the dialogue between subjects, the diversity of resolution forms, the connection of math knowledge, the variation of kinds of problems and also the importance of the math teacher reviewing the didactic background of their teachingeng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:35Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010MagdaSantin.pdf: 2134982 bytes, checksum: 0fafba273029ccb9dcbc9c1452fb6922 (MD5) Previous issue date: 2010-08-16eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectMatemática - Problemas, exercícios, etcpor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectMathematics - Study and teachingeng
dc.subjectMathematics - Problems, execises, etc.eng
dc.subjectEducationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA::PSICOLOGIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM::ENSINO E APRENDIZAGEM NA SALA DE AULApor
dc.titleEducação matemática : processo de resolução de problemas no contexto escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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