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http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/66
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
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dc.creator | Ahlert, Jacqueline | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9750957932305493 | por |
dc.contributor.advisor1 | Golin, Tau | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3147241105057327 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T17:53:41Z | - |
dc.date.available | 2009-08-10 | - |
dc.date.issued | 2008-01-10 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/66 | - |
dc.description.resumo | Neste trabalho são analisadas as miniaturas remanescentes da cultura material das Missões jesuítico-guaranis em exposição no Museu Monsenhor Estanislau Wolski, localizado na cidade de Santo Antônio das Missões, Rio Grande do Sul, Brasil. Essas imagens de santos, da Virgem e de Cristo, produzidas por índios guaranis e missionários jesuítas entre os séculos XVII e XVIII na Província Jesuítica do Paraguai, não são compreendidas somente como objetos produzidos em tempos passados, mas nas diferentes representações entre o material e o imaginário construído pelos níveis de relacionamento socioculturais que se fizeram presentes: autoridade colonial espanhola, Igreja Católica, índios guaranis e missionários, e que confluíram para a concretização de um estilo missioneiro de arte, com características oriundas de uma raiz mestiça, onde a intervenção do guarani introduziu os ícones cristãos na historicidade que define a formação de um estilo construído a partir de ressignificações e interpretações fortemente marcadas pela cultura ancestral anímica guarani. Essas representações são estudadas à luz do contexto de um processo de negociações decorrente do contato intercultural entre europeus e ameríndios e, neste sentido, sobre as balizas de fronteiras culturais e geográficas. A força persuasiva da didática barroca, que permeava a ambiência reducional, e a lógica contra-reformista de ampliação dos domínios católicos também são consideradas na perspectiva da incorporação dos preceitos cristãos. As miniaturas evidenciam a transposição do ambiente sagrado da Igreja para o espaço individual do culto doméstico. No espaço da subjetividade a estética autóctone logrou emergir, ressimbolizando a iconografia católica. | por |
dc.description.abstract | In this study are analyzed the remnants miniatures of the material culture of the jesuitical-guarani missions in exposition in the Museum Monsenhor Estanislau Wolski, located in the city of Santo Antônio das Missões, Rio Grande do Sul, Brazil. These saints images, of the Virgin and of the Christ, produced by guarani indians and jesuitical missionaries between the XVII and XVIII centuries in the Jesuitical Province of Paraguay, aren t understood only as objects produced in past times, but in the different representations between the material and the imaginary built by the levels of relationship partner-cultural that were presents: Spanish colonial authority, Catholic church, guarani indians and missionaries, and that assigned for the materialization of a missioneiro style of art, with characteristics native to a mixed race root, where the intervention of the guarani introduced the christian icons in the historicity that defined the formation of a style built from new meanings and interpretations strongly appointed by the guarani mental (animism) ancestral culture. These representations are studied by the light of the context of a process of negotiations resulting of the contact intercultural between europeans and amerindians and, in this sense, about the beacons of geographical and cultural borders. The persuasive force of the baroque, educational that permeated the atmosphere reducional, and the logic counter-reformation of enlargement of the catholic domains also are considered in the perspective of the incorporation of the christian rules. The miniatures show up the transposition of the sacred environment of the church for the individual space of the domestic worship. In the space of the subjectivity the native aesthetics fooled to emerge, resymbolizing the catholic iconography. | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T17:53:41Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008JacquelineAhlert.pdf: 6651621 bytes, checksum: a164c6310c92a12dbad0f24a1f6ce675 (MD5) Previous issue date: 2008-01-10 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | História | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em História | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Jesuítas - Missões | por |
dc.subject | Arte sacra - História - Rio Grande do Sul | por |
dc.subject | Arte jesuítica | por |
dc.subject | Jesuits - Missions | eng |
dc.subject | Christian art and symbolism - Rio Grande do Sul(Brazil) - History | eng |
dc.subject | Jesuit art | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA::HISTORIA DO BRASIL::HISTORIA REGIONAL DO BRASIL | por |
dc.title | As miniaturas na imaginária missioneira : o acervo do Museu Monsenhor Estanislau Wolski | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em História |
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