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dc.creatorMello, Elisângela de Fátima Fernandes de-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8515298828233523por
dc.contributor.advisor1Teixeira, Adriano Canabarro-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1841882790688813por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:34Z-
dc.date.available2011-03-29-
dc.date.issued2010-07-20-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/668-
dc.description.resumoA presença das tecnologias em rede tende a alterar a comunicação dos indivíduos que as utilizam. Neste estudo objetiva-se verificar de que forma as oficinas propostas no projeto Mutirão pela Inclusão Digital da Universidade de Passo Fundo conseguem viabilizar a apropriação das tecnologias em rede no sentido de potencializar no indivíduo uma condição de leitor-autor. Para tanto, acompanhou-se os dez primeiros encontros de uma oficina do projeto Mutirão pela Inclusão Digital que desenvolve práticas leitoras hipermidiais visando à inclusão digital de crianças com idade entre 9 e 11 anos. A observação da oficina foi realizada por um observador e pela pesquisadora através de protocolos que orientavam as situações a serem observadas. O texto, por sua vez, articula conceitos sobre sociedade hipermoderna, cibercultura, inteligência coletiva, inclusão digital, interação, leitura e leitor. De acordo com as ideias abordadas nesta investigação, o processo de inclusão digital deve possibilitar a participação das crianças, propor a colaboração e autonomia entre os envolvidos. Se a interação é fundamental para o indivíduo aprender, então a propriação as tecnologias em rede deve acontecer numa dinâmica reticular e horizontal, em que todos os envolvidos podem posicionar-se ativamente como nó da rede. A partir desse estudo relacionando as teorias, entre as quais as de Pierre Lévy, Gilles Lipovetsky, Edgar Morin, Lev Vigotski e Luiz Antônio Marcuschi, e a prática das oficinas de inclusão digital, percebeu-se que, quando os indivíduos estão na rede, as navegações são livres e a possibilidade de interação é aberta. O ato de ler na rede proporciona ao leitor ser também autor. Ele recria um novo texto que é único, pois é construído conforme o interesse do indivíduo, através de suas interações no ciberespaço. Portanto, a inclusão digital tem o desafio de propiciar não somente o acesso, mas a possibilidade da criança estar e ser na rede. O leitor não precisa ser somente receptor, pois com as tecnologias em rede ele tem a portunidade de contribuir, de intervir no mesmo espaço do autor. Os indivíduos podem utilizar o ciberespaço para se expressarem, assumindo uma condição de leitor-autorpor
dc.description.abstractThe presence of network technologies tends to modify communication of individuals who use them. This study aims to verify how the workshops proposed in the project by the Mutirão pela Inclusão Digital of the Universidade de Passo Fundo can facilitate the appropriation of networked technologies in order to empower the individual condition of a reader-writer. For both, was followed by the first ten meetings of a design workshop for Mutirão pela Inclusão Digital developing hipermidiais reading practices aimed at digital inclusion of children aged between 9 and 11 years. Observation of the workshop was conducted by an observer and researcher through protocols that guided the situations to be observed. The text, in turn, hinges on concepts hypermodern society, cyberculture, collective intelligence, digital inclusion, interaction, reading and reader. According to the ideas discussed in this research, the process of digital inclusion should enable the participation of children, proposing autonomy and collaboration among stakeholders. If the interaction is fundamental to the individual to learn, then the ownership of network technologies should happen in a dynamic reticular and horizontal, in which everyone involved can actively positioning itself as a "node". From this study related theories, including those of Pierre Lévy, Gilles Lipovetsky, Edgar Morin, Lev Vygotsky and Luiz Antônio Marcuschi workshops and practice of digital inclusion, it was noted that when individuals are on the network, navigations are free and opens the possibility of interaction. The act of reading the network also provides the reader be the author. He re-creates a new text which is unique because it is constructed as the interest of the individual, through their interactions in cyberspace. Therefore, digital inclusion has the challenge of providing not only access, but the possibilityof the child be and be on the network. The reader need not be only the receiver, because with the network technologies it has the opportunity to contribute to intervene in the same space of the author. Individuals can use cyberspace to express themselves, assuming a condition of reader-authoreng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2010ElisangelaMello.pdf: 1446047 bytes, checksum: 8760b61320fd68f1c0bc2893fef35371 (MD5) Previous issue date: 2010-07-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologia educacionalpor
dc.subjectInovações educacionaispor
dc.subjectInclusão digitalpor
dc.subjectInovações tecnológicaspor
dc.subjectComputadores e civilizaçãopor
dc.subjectEducational technologyeng
dc.subjectDigital divideeng
dc.subjectEducational innovationseng
dc.subjectTechnological innovationseng
dc.subjectComputers and civilizationeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleMutirão pela inclusão digital : relacionando teoria e práticapor
dc.typeDissertaçãopor
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