???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/662
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Deus, Ana Iara Silva de | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5452383171232574 | por |
dc.contributor.advisor1 | Ormezzano, Graciela | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3122681952332528 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:34Z | - |
dc.date.available | 2010-05-25 | - |
dc.date.issued | 2009-08-31 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/662 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho se insere na linha de pesquisa Processos Educativos e Linguagens e é uma pesquisa etnográfica de cunho fenomenológico, que visou investigar os processos resilientes por meio de uma oficina de educação estética visual com um grupo de crianças cujos pais perderam o poder familiar sobre elas. A pesquisa desenvolveu-se ela realização de uma oficina de educação estética visual com as crianças em situação de vulnerabilidade social. Teve como foco observar o cotidiano das crianças participantes numa oficina de atividades expressivas para tentar compreender se poderiam ocorrer processos educativos estéticos resilientes e humanizadores por meio dos encontros e das atividades propostas. Com esse propósito, foram estipulados encontros semanais no Lar de Amparo à Infância com seis crianças com idades, na faixa de três a sete anos de idade, instituição situada numa cidade do noroeste do estado do Rio Grande do Sul. Para obter os resultados da pesquisa foram observadas as falas e atitudes dos participantes e realizados registros no diário de campo. O estudo seguiu os passos da pesquisa fenomenológica, porque esta possibilita um caminho sensível de captação de dados reais sobre a educação estética e suas implicações nos seres humanos, com as crianças sendo observadas de forma grupal, para serem extraídas as essências e dimensões das interações de cada integrante. As essências fenomenológicas encontradas foram quatro: a) agressividade expressa através da arte, b) a subjetividade desabrocha na oficina, c) prazer e a manifestação do eu através dos materiais artísticos, d) processos resilientes percebidos nas crianças | por |
dc.description.abstract | This paper which is inserted in the research line of Educative Processes and Languages is a etnographic research of phenomenolical matrix, that it aimed to investigate the resilient processes through a workshop of visual aesthetic education with a group of children whose parents lost their familiar power on them. The research was developed through a visual aesthetic education workshop with children in a situation of a social vulnerability. It had as a focus to observe the daily of the participant children in a workshop of expressive activities to analyze if the resilient aesthetic and human educative processes could occur in the meetings and activities that were proposed. With this intention, it had been stipulated some weekly meeting in the Lar de Amparo à Infância (The Infancy Supporting Homme) With six children vith situated ages between three and seven years old, in a city that is located in the northwest of Rio Grande Do Sul. For getting the results of the this research the speech and attitudes of the participants, as well as the registers on the camp diary were analysed. We followed the steps of a phenonomenological research, because it can make possible a sensitive way of captation of real data about the aesthetic education and its implications on human beings, therefore the children had been analysed in a group form, to be extracted the essences and dimensions of the interactions of each participant. Four phenomenological essences were found out: a) The agressivity that was expressed in art, b) the subjetivity that blossons in the workshop, c) the pleasure and the self manifestation of the art materials, d) the resilient processes that were observed on the childrem | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009AnaIaraDeus.pdf: 2201265 bytes, checksum: afbe05b750e96732460b02ea88b21989 (MD5) Previous issue date: 2009-08-31 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Arte - Estudo e ensino | por |
dc.subject | Psicologia infantil | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Educação - Estética | por |
dc.subject | Arte - Métodos de ensino | por |
dc.subject | Crianças - Condições sociais | por |
dc.subject | Art | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Children | eng |
dc.subject | Child psychology | eng |
dc.subject | Student teaching | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | Educação estética : uma reflexão sobre processos educativos resilientes com crianças em situação de vulnerabilidade social | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2009AnaIaraDeus.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.