???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/661
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Barbizan, Rosane Desengrini | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5879653296305938 | por |
dc.contributor.advisor1 | Grando, Neiva Ignês | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:33Z | - |
dc.date.available | 2010-03-26 | - |
dc.date.issued | 2009-08-21 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/661 | - |
dc.description.resumo | A presente pesquisa trata do ensino da matemática na visão de professores e alunos de escolas da rede municipal de ensino do município de Arvorezinha-RS e se justifica pela necessidade de aprofundar o debate em torno da necessidade de desenvolver uma prática pedagógica voltada para melhorar a qualidade do trabalho realizado na disciplina de matemática. Assim, o problema pode ser assim expresso: como os professores e os alunos veem o ensino e a aprendizagem da matemática no ensino fundamental? Para isso, definiu-se como objetivo analisar a visão de professores e alunos sobre a matemática no ensino fundamental para conhecer as possíveis variáveis que influenciam esse processo no sentido de buscar alternativas que promovam mudanças qualitativas no ensino e na aprendizagem da matemática. Constituem o campo de investigação duas escolas da rede municipal de ensino, envolvendo alunos de 4ª e 8ª séries, bem como professores das séries iniciais e professores de matemática de 8ª série. Buscaram-se informações nas escolas por meio de um questionário aplicado aos sujeitos da pesquisa. A investigação teve nos estudos de Vygotski, Grando, Fiorentini, Silva, Ponte, entre outros, o seu embasamento teórico. Assim, a análise centrou-se nos significados atribuídos pelos sujeitos aos diferentes aspectos do processo ensino-aprendizagem da matemática. O estudo conclui que a Secretaria Municipal de Educação precisa investir na formação continuada dos seus professores a fim de possibilitar-lhes condições para que possam refletir sobre sua prática pedagógica e, assim, reverter alguns apontamentos registrados nesta pesquisa. Isso vai contribuir no processo-ensino aprendizagem da matemática na rede municipal de ensino | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009RosaneDesengriniBarbizan.pdf: 485204 bytes, checksum: fad32738688919d99af62649c10d66c0 (MD5) Previous issue date: 2009-08-21 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) - Estudo e ensino - Arvorezinha (RS) | por |
dc.subject | Prática de ensino | por |
dc.subject | Professores - Formação | por |
dc.subject | Teacher educators | eng |
dc.subject | Student teaching | eng |
dc.subject | Mathematics | eng |
dc.subject | Study and education | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A matemática na visão de professores e alunos de escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Arvorezinha/RS | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2009RosaneDesengriniBarbizan.pdf | 473.83 kB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.