Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/660
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRosmann, Márcia Adriana-
dc.contributor.advisor1Mühl, Eldon Henrique-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3402290519296482por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:33Z-
dc.date.available2010-03-26-
dc.date.issued2009-09-08-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/660-
dc.description.resumoA presente dissertação aborda o tema da formação pedagógica continuada de professores da educação infantil, tendo por referência um projeto desenvolvido com um grupo de professores de uma escola de educação infantil de um município da região do Vale do Jacuí, no Rio Grande do Sul. O trabalho tem como objetivo apontar alternativas que contribuam para a qualificação da formação pedagógica de professores em exercício, destacando a importância da educação continuada do professor como condição fundamental para a implementação de uma educação mais qualificada no atendimento às crianças dos 0 aos 5 anos. Os dados analisados têm como referência os depoimentos e os registros realizados pelos participantes do grupo de investigação, em que são destacados os aspectos relacionados às mudanças de percepções sobre criança, infância, educação infantil e ação pedagógica, bem como, aos limites e às resistências que se fizeram presentes no desenrolar do projeto. Os resultados obtidos revelam que as mudanças de percepção e da forma de agir dos professores, só podem ser obtidas por um processo continuado de formação que leve em consideração a prática cotidiana no contexto escolar. Constatou-se, também, que, para que tal processo se desenvolva não basta contar com a iniciativa e a vontade pessoal de cada professor; é preciso que as instâncias de poder realizem políticas objetivas de formação continuada, pois somente desta forma criar-se-á a possibilidade de uma escola mais dinâmica e atualizada, condizente com a realidade social na qual está inseridapor
dc.description.abstractLa presente disertación trata del tema de la formación pedagógica continuada de maestros de la educación infantil, teniendo por referéncia un proyecto desarrollado con un grupo de maestros de una escuela de educación infantil de un município de la región del Vale do Jacuí, en Rio Grande do Sul. El trabajo tiene como objetivo diseñar alternativas que contribuyen para la calificación de la formación pedagógica de maestros en ejercício, destacando la importáncia de la educación continuada del maestro como condición fundamental para la implementación de una educación más calificada en el atendimiento a los niños de 0 a los 5 años. Los datos analisados tienen como referéncia las declaraciones y los apuntes realizados por los participantes del grupo de investigación, en que son destacados los aspectos relacionados a los cámbios de percepciones sobre niño, niñez, educación infantil y acción pedagógica, bien como, a los límites y a los obstáculos que se hicieron presentes en el desarrollar del proyecto. Los resultados obtenidos revellan que los cámbios de percepción y de la manera de actuar de los maestros, solo pueden ser obtenidas por un proceso continuado de formación que lleve en consideración la práctica cotidiana en el contexto escolar. Constatóse, también, que, para tal proceso se desarrollar no basta contar con la iniciativa y la voluntad personal de cada maestro; es necesário que las instáncias de poder realizen políticas objetivas de formación continuada, pues solamente de esta manera se creará la posibilidad de una escuela más dinámica y actualizada, condicente con la realidad social en la cual está inseridaspa
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009MarciaAdrianaRosmann.pdf: 601609 bytes, checksum: 1ba0f5d9b4e5855ae3c5d09b4ab2e7ff (MD5) Previous issue date: 2009-09-08eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação de criançaspor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEducação permanentepor
dc.subjectCrianças - Métodos de ensinopor
dc.subjectEducación de niñosspa
dc.subjectProfesores - formaciónspa
dc.subjectEducación permanentespa
dc.subjectNiños - métodos de educaciónspa
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO PERMANENTEpor
dc.titleA formação pedagógica continuada na educação infantil : necessidades atuais e seus desafiospor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2009MarciaAdrianaRosmann.pdf587.51 kBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.