Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/659
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSerafini, Denise Jorge-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2381037431206929por
dc.contributor.advisor1Dickel, Adriana-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1371923233740319por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:33Z-
dc.date.available2010-03-26-
dc.date.issued2009-08-21-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/659-
dc.description.resumoO estudo consiste em analisar a forma como o recurso audiovisual é utilizado no processo educativo e as mediações estabelecidas na sua recepção em sala de aula. Para tanto, foi realizado um estudo de caso, mediante observação de campo, entrevista em profundidade e questionário com estudantes. A pesquisa trata a prática de utilização do programa audiovisual Mundo da Leitura no incentivo à leitura no contexto de uma classe de terceira série, de uma escola da rede municipal de ensino de Passo Fundo. O texto articula conceitos sobre compreensão da leitura, linguagem audiovisual como estímulo para a aprendizagem e relações do professor com a mídia. Propõe também, com base em uma aproximação entre os Estudos Culturais e os Estudos de Recepção, na perspectiva das multimediações de Guilherme Orozco, a análise das fontes de mediação ativadas pelo uso do programa no contexto escolar. Compreende-se que o sujeito vive em contextos culturais permeados pelos meios de comunicação de massa e que os recursos audiovisuais têm possibilidades pedagógicas que podem ser potencializadas pela aproximação entre as áreas do conhecimento da comunicação e educação. A partir das leituras realizadas e diante do confronto com os achados, apontamos para a potencialidade do recurso audiovisual no sentido de estimular à leitura e contribuir para o aprendizado, ressaltando as mediações estabelecidas no contexto da recepção em sala de aula. No entanto, deve ser considerado também que para um trabalho proveitoso é importante estabelecer o foco do recurso audiovisual como instrumento atraente e diferenciado para estimular a aprendizagem, além de exigir do professor conhecimento em torno da linguagem e do conteúdo apresentados diante dessa propostapor
dc.description.abstractThis study consists in analyzing the way how the audiovisual feature is used in the educational process and the mediations established in its reception in the classroom. For that, it was developed a case study through field observation, in-depth interview and questionnaire with students. The research addresses the practice of using the audiovisual program in the Mundo da Leitura to encourage reading in a class of third grade, of a school in the municipal system of education of Passo Fundo. The text articulates concepts on reading comprehension, audiovisual language as a stimulus for learning and for the teacher's relationship with the media. It also proposes, based on an approach between the Cultural Studies and the Studies of Reception, in a view of the multi mediations of Guilherme Orozco, the analysis of the sources of mediations activated by the use of the program on the school context. We understand that the individual lives in cultural contexts filled with the means of mass communication and that the audiovisual features have pedagogical possibilities which can be optimized by the approach between the areas of knowledge of communication and education. Starting from the readings made and in front of the facing with the results, we point at the potentiality of the audiovisual feature in a sense of stimulating the reading and contributing to the learning, reinforcing the mediations set in the context of the reception in the classroom. However, it must be considered that for a good job it is important to maintain the focus of the audiovisual feature as an attractive and different tool to stimulate learning, besides requiring from the teacher knowledge around the language and around the matter shown towards this proposaleng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009DeniseJorgeSerafini.pdf: 1110321 bytes, checksum: 7d8734990a3b145033407413c22119da (MD5) Previous issue date: 2009-08-21eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectRecursos audiovisuaispor
dc.subjectLeitura - Desenvolvimentopor
dc.subjectLinguagem e educaçãopor
dc.subjectLanguage and educationeng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectAudio-visual materialseng
dc.subjectDevelopment readingeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleA linguagem audiovisual no processo educativo e no incentivo à leitura : o caso do programa Mundo da Leiturapor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.