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dc.creatorPoma, Silviani Teixeira-
dc.contributor.advisor1Ormezzano, Graciela-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3122681952332528por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:33Z-
dc.date.available2010-02-18-
dc.date.issued2009-09-18-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/658-
dc.description.resumoAtualmente as questões ambientais figuram entre os temas mais inquietantes e ainda pouco explorados para muitos educadores. Esta investigação se encontra na linha de pesquisa Processos educativos e linguagem por tentar compreender o significado dos processos educativos envolvendo a educação socioambiental estabelecidos no ambiente escolar e tematizá-los, bem como perceber a diversidade presente nas relações que se estabelecem nessa dinâmica, subsidiará novas propostas e abordagens metodológicas para formar o sujeito ecológico. Diante disso, este estudo investiga de que forma a educação socioambiental é percebida pelos professores das quatro séries finais do ensino fundamental das escolas municipais de Marau, com base numa perspectiva transversal dos temas ambientais e tendo como fundamento teórico central a ecologia profunda de Capra (2006a). Para tanto, realizou-se uma análise quanti-qualitativa dos dados coletados por meio de um questionário respondido por sessenta professores e uma entrevista realizada com nove deles. As questões foram elaboradas com o objetivo de investigar a percepção da educação socioambiental por parte dos docentes, dentro da visão simbiosinérgica-inventiva e da pedagogia social de autodesenvolvimento de Bertrand e Valois (1994). Com base nos dados coletados e analisados, elaborou-se uma proposta de programa de educação socioambiental contínuo a ser utilizado em toda a rede municipal de ensino de Maraupor
dc.description.abstractNowadays environmental themes are among the most troublesome issues and not very used by many educators. This research is in line with the research of educational processes and language by trying to understand the significance of educational processes involving the socioenvironmental education established in the school environment and thematize them, as well as realize the diversity present in the relations established in this dynamic, new proposals will subsidize and methodological approaches to form the ecological citizen. So this study investigates how socioenvironmental education is perceived by teachers in final four years of fundamental education schools of Marau, based on a transversal perspective of socioenvironmental issues and with the central theoretical basis of deep ecology of Capra (2006a). To this end, we carried out a quantitative-qualitative analysis of data collected through a questionnaire answered by sixty teachers, along with an interview with nine of them. The questions were developed with the aim of investigating the perception of socioenvironmental education by the teachers, within sight simbiosynergic-inventive and the social pedagogy of self-development of Bertrand and Valois (1994). Based on data collected and analyzed, elaborated a proposal for an continued socioenvironmental education program to be used in all municipal schools in Maraueng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009SilvianiTeixeiraPoma.pdf: 757573 bytes, checksum: c243d35d249f310c778a583f21319b71 (MD5) Previous issue date: 2009-09-18eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambiental - Marau (RS)por
dc.subjectMeio ambiente - Aspectos sociaispor
dc.subjectÉtica ambientalpor
dc.subjectComunidade e escolapor
dc.subjectEducação - Métodos de ensinopor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectMarau (Rio Grande do Sul, Brazil)eng
dc.subjectEnvironmental ethicseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectCommunity and schooleng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEducação socioambiental : percepções e proposições de processos educativos em Marau-RSpor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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