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???metadata.dc.type???: Dissertação
Title: Formação, emancipação humana e o projeto ético-político do serviço social
???metadata.dc.creator???: Bressan, Claudete Marlene Fries 
???metadata.dc.contributor.advisor1???: Mühl, Eldon Henrique
???metadata.dc.description.resumo???: A presente pesquisa tem por objetivo situar o atual contexto da educação superior, que, seguindo as orientações neoliberais de regressão da esfera pública e ênfase na regulação do mercado, tem afetado os processos formativos, resultando na expansão desmesurada, na flexibilização e redução dos conteúdos ético-filosóficos. Esse movimento é verificado na precarização do ensino de Serviço Social e afeta a consolidação do seu projeto profissional, o projeto ético-político, que se vincula à ética marxista e se pauta em valores como liberdade, democracia e emancipação humana. A pesquisa problematiza, com base nas condições sóciohistóricas expostas, a efetivação desse projeto tendo em vista que, no tocante à formação profissional, requisita-se que os espaços formativos garantam uma sólida formação éticopolítica e superem a transmissão de conhecimentos. Os objetivos da pesquisa consistem em: situar o cenário da educação superior; descrever a constituição do projeto ético-político, destacando as implicações que a política educacional impõe à sua consolidação; elucidar o sentido que a emancipação humana ocupa no projeto profissional; analisar a participação dos processos formativos na formação do sujeito ético, confrontando-a com os determinantes econômico-educacionais que se impõem à formação ética. A pesquisa possui um caráter exploratório e a opção metodológica foi pela pesquisa bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que a expansão do ensino e o esvaziamento dos seus conteúdos formativos representam um sério obstáculo à consolidação do projeto ético-político; a emancipação humana é uma concepção oriunda de Marx à qual se articulam os valores de liberdade e democracia e que não encontra espaço na sociedade burguesa, na qual tais valores não ultrapassam os limites do formalismo e da individualidade; a formação do sujeito ético requer a capacidade de elaborar o passado (Adorno) e o sujeito ético de Gramsci e Lukács atua pela ideologia, enquanto força real e fato ontológico capaz de alterar a vida humana. A conclusão remete aos esforços, entre outros, de garantir que as universidades cumpram o seu papel histórico e finalidade ética de formar sujeitos capazes de pensar e refletir criticamente sobre sua inserção coletiva na sociedade
Abstract: The present research aimed to situate the current context of the higher education which, following the neoliberal orientations of regression of the public sphere and emphasis on the market regulation, has affected the formative processes, resulting on an unmeasured expansion, flexibility and reduction of the ethical-philosophical contents. This movement is identified on the quality decrease of the Social Work education and affects the consolidation of its professional project, the ethical-political project. Such project is entailed to the Marxist ethics and it is guided by values like liberty, democracy and human emancipation. This research discusses, based on the exposed social-historical conditions, the effectiveness of the project having in mind that it is required that the formative spaces guarantee a solid ethicalpolitical formation and overcome the knowledge transmission concerning the professional formation. The objectives of this research consist on: situate the scenario of the higher education; describe the constitution of the ethical-political project, bringing out the implications that the educational policy imposes to its consolidation; elucidate what the human emancipation means to the professional project; analyze the participation of formative processes in the education of the ethical subject, confronting it with the economicaleducational determinants imposed to the ethical formation. This research has an exploratory character and the methodological option was bibliographic research. The results of this research indicate that the expansion of education and the emptying of the formative contents represent a serious obstacle to the consolidation of the ethical-political project; human emancipation is a conception originated on Marx to which values of liberty and democracy are articulated and its conception does not find space in the bourgeois society because in it such values do not surpass the limits of formalism and individuality; the formation of the ethical subject requires the capacity to elaborate the past (Adorno) and the ethical subject of Gramsci and Lukács acts for the ideology, while real strength and ontological fact capable to alter the human life. The conclusion refers to the efforts, among others, to guarantee that universities fulfill their historical role and ethical finality to educate subjects as people able to think and critically reflect about their collective insertion on society
Keywords: Serviço social
Ensino superior
Formação profissional
Ética
Social service
Occupational training
Ethics
Education, Higher
???metadata.dc.subject.cnpq???: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
???metadata.dc.language???: por
???metadata.dc.publisher.country???: 
Publisher: 
???metadata.dc.publisher.initials???: 
???metadata.dc.publisher.department???: Educação
???metadata.dc.publisher.program???: Programa de Pós-Graduação em Educação
???metadata.dc.rights???: Acesso Aberto
URI: http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/654
Issue Date: 27-Mar-2009
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação



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