???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/652
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Santos, Claudecir dos | - |
dc.contributor.advisor1 | Marcon, Telmo | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7659184664426945 | por |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:32Z | - |
dc.date.available | 2009-09-16 | - |
dc.date.issued | 2009-06-16 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/652 | - |
dc.description.resumo | A presente dissertação tem como tema "Experiência, narração e linguagem: contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora". Tem, portanto, o filósofo Walter Benjamin como interlocutor principal. No decorrer da pesquisa buscou-se reconstruir os conceitos de experiência, narração e linguagem descritos por Benjamin e fazer uma aproximação desses conceitos com a educação. A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa é de natureza bibliográfica e o método, analítico-reconstrutivo e interpretativo. essa opção foi feita pela possibilidade de um estudo aprofundado e renovado sobre o pensamento benjaminiano, o qual oferece, através dos conceitos citados, uma importante contribuição para a formulação e o desenvolvimento de projetos educacionais críticos e emancipadores. A relevância da pesquisa deve-se ao fato que, para além de um resgate da teoria benjaminiana da redenção revolucionária da humanidade, o que está em discussão é a investigação e a viabilidade de inserção dessa teoria no desenvolvimento de um processo educacional que tenha como fim a emancipação humana. É esso o objetivo principal deste estudo. O problema de pesquisa centra-se na tentativa de compreender de que forma as experiências coletivas e suas narrações vinculam-se à construção e à transmissão de uma linguagem libertadora, portanto, colaboradora de um processo educacional emancipador | por |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2009ClaudecirDosSantos.pdf: 13006823 bytes, checksum: 29429546f11704a55fb249792e286e7b (MD5) Previous issue date: 2009-06-16 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Benjamin, Walter - 1892-1940 | por |
dc.subject | Sociologia educacional | por |
dc.subject | Narrativa (Retórica) | por |
dc.subject | Experiência | por |
dc.subject | Educational sociology | eng |
dc.subject | Narration (Rhetoric) | eng |
dc.subject | Experience | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::FUNDAMENTOS DA EDUCACAO::SOCIOLOGIA DA EDUCACAO | por |
dc.title | Experiência, narração e linguagem : contribuições benjaminianas para uma educação emancipadora | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2009ClaudecirDosSantos.pdf | 12.7 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.