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dc.creatorBiasi, Loreci Maria-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4966170337747499por
dc.contributor.advisor1Marcon, Telmo-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7659184664426945por
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:31Z-
dc.date.available2009-08-26-
dc.date.issued2009-01-20-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/647-
dc.description.resumoEsta dissertação investiga as concepções que os educadores das escolas municipais de ensino fundamental de Tapejara/RS, têm sobre folclore e cultura. Com base em uma pesquisa bibliográfica e exploratória busca aprofundar de que forma as concepções de folclore e cultura estão articuladas às políticas públicas em nível municipal e federal, bem como aos projetos político-pedagógicos das escolas. A dissertação está estruturada em três capítulos. No primeiro, discute-se o conceito de cultura, a sua origem e desenvolvimento histórico até os dias atuais, tendo por base a produção bibliográfica de autores como Burke, Bosi, Williams, Cuche, Hall. No seguinte, são abordadas as concepções de folclore, tendo como referência fundamental as contribuições de Florestan Fernandes. No terceiro capítulo, os resultados de um questionário aplicado a professores que atuam em escolas municipais de Tapejara são analisados com vistas a sistematizar as concepções dos professores em relação aos conceitos de cultura e de folclore; as atividades reconhecidas como folclóricas que são realizadas pela escola; as políticas relativas ao folclore no âmbito municipal e em nível estadual e federal; a perspectiva de transformação do folclore em disciplina curricular; e, finalmente, como o folclore se faz presente nos projetos político-pedagógicos das escolas. De um modo geral, a pesquisa evidenciou que as concepções de folclore e de cultura entre os professores não são muito claras e, por vezes, são tomadas como sinônimas. As atividades caracterizadas pelos professores como sendo folclóricas são, em geral, fragmentadas e descontextualizadas do ambiente escolar. Essas posturas decorrem da ausência de uma discussão mais aprofundada sobre folclore entendido como parte de um todo social. Nesse sentido, Florestan Fernandes traz uma importante contribuição ao afirmar que o folclore é parte integrante da vida social, está imbricado aos processos e relações sociais e tem uma importante função socializadora, especialmente junto às crianças. Através de cantigas, danças, contos, brincadeiras, festas, adivinhas, lendas, etc., transmitem-se valores, experiências e tradições. Essas realidades, mesmo com os fortes impactos resultantes da modernização tecnológica, não desapareceram. Nesse sentido, a escola pode aprofundar as questões discutidas na presente dissertação e trabalhá-las enquanto parte do seu projeto político-pedagógicopor
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008LoreciBiasi.pdf: 1186960 bytes, checksum: 706c7f54ae2f7b4b1aae80054dcf5724 (MD5) Previous issue date: 2009-01-20eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação e estadopor
dc.subjectEnsino fundamental - Estudo de casos - Tapejara (RS)por
dc.subjectFolclorepor
dc.subjectCulturapor
dc.subjectPrática de ensinopor
dc.subjectFundamental educationeng
dc.subjectStudent teachingeng
dc.subjectEducation and stateeng
dc.subjectFolkloreeng
dc.subjectCultureeng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor
dc.titleEscola, folclore e cultura : perspectivas políticas e pedagógicaspor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

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