Export iten: EndNote BibTex

Please use this identifier to cite or link to this item: http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/645
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorSiveris, Marinez-
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0006371591650863por
dc.contributor.advisor1Grando, Neiva Ignês-
dc.date.accessioned2018-01-10T18:06:31Z-
dc.date.available2009-08-25-
dc.date.issued2008-09-15-
dc.identifier.urihttp://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/645-
dc.description.resumoPara que o uso de recursos tecnológicos, em particular os dos laboratórios de informática, nas escolas sejam explorados em todo o seu potencial e possam trazer ganhos significativos para o processo de ensino e aprendizagem, faz-se necessário investir em projetos de formação continuada para professores coordenadores desses laboratórios. Dessa forma, esses coordenadores estarão capacitados a se apropriar dos recursos tecnológicos utilizando-os na redescoberta de uma prática pedagógica que possibilite aproximar o conteúdo estudado na escola com a realidade vivida pelos alunos e, principalmente, atuarem como disseminadores desse processo aos demais professores. Dentre os problemas de aprendizagem nos currículos escolares, a matemática tem sido apontada como uma causa das dificuldades pelos alunos, professores e pela escola. Este estudo apresenta uma análise do processo de formação continuada de professores coordenadores de laboratório de informática para qualificação do ensino da matemática, no contato com esse ambiente. O estudo foi desenvolvido com base no curso de informática educativa, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Passo Fundo, para um grupo de professores dessa rede municipal de ensino, ministrado pela coordenadora do curso, com uso de recursos tecnológicos. Vigotski, Piaget, Carraher, Fazenda e Japiassu constituem a base teórica do trabalho, juntamente com autores como Valente além de outros, que abordam a questão da informática educativa e questões pedagógicas em geral. O objeto de estudo constitui-se do curso que explorou jogos educativos, recursos tecnológicos, conceitos matemáticos, possibilitando a elaboração de projetos pedagógicos. A análise foi realizada segundo uma abordagem qualitativa, com recurso a observações das ações individuais, das ações dos pequenos e da coletividade, e a dados obtidos por meio dos instrumentos aplicados aos participantes da pesquisa. Por meio desse estudo, foi possível observar que a informática é uma importante ferramenta para a educação matemática, pois, enquanto instrumento articulador do pensamento humano se mostra capaz de mobilizar e auxiliar no desenvolvimento de conceitos matemáticospor
dc.description.abstractFor the use of technological resources, particularly those of computer laboratories in schools operated in its full potential and can bring significant gains to the process of teaching and learning, it is necessary to invest in projects of continuing education for teachers Coordinators of these laboratories. Thus, these coordinators will be able to take ownership of technological resources by using them in the rediscovery of a practical pedagogical approach that allows the content studied in school with the reality experienced by students and, most importantly, act as disseminators of this process to other teachers. Among the problems of learning in school, the math has been identified as a cause of difficulties for students, teachers and the school. This study presents an analysis of the continuing education of teachers coordinators laboratory of computer science qualification for the teaching of mathematics in contact with that environment. The study was conducted on the basis of current information technology to education, offered by the Municipal Department of Education of Passo Fundo, to a group of teachers that the municipal system of education, taught by the coordinator of the course, with the use of technological resources. Vygotsky, Piaget, Carraher, Fazenda and Japiassu form the basis of theoretical work, along with authors as well as other Valente, which address the issue of information technology education and educational issues in general. The object of study is of course that is explored educational games, resources, technological, mathematical concepts, enabling the development of educational projects. The analysis was performed using a qualitative approach, using observations of individual shares, the shares of small and the community, and the data obtained by the use of tools applied to all participants in the research. Through this study, it was possible to see that information technology is an important tool for mathematics education because, as a means of articulating human thought appears able to mobilize and assist in the development of mathematical conceptseng
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2018-01-10T18:06:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008MarinezSiveris.pdf: 7035984 bytes, checksum: 421ad90df648015cf0eed13c91e4c793 (MD5) Previous issue date: 2008-09-15eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.countrypor
dc.publisher.initialspor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educaçãopor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação - Métodos de ensinopor
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopor
dc.subjectProfessores - Formaçãopor
dc.subjectEnsino auxiliado por computadorpor
dc.subjectEducação - Processamento de dadospor
dc.subjectComputer-assisted instructioneng
dc.subjectMathematicseng
dc.subjectEducationeng
dc.subjectTeacher educatorseng
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM::TECNOLOGIA EDUCACIONALpor
dc.titleInformática na educação matemática : uma experiência com um grupo de professores da Rede Municipal de Ensino de Passo Fundopor
dc.typeDissertaçãopor
Appears in Collections:Programa de Pós-Graduação em Educação

Files in This Item:
File SizeFormat 
2008MarinezSiveris.pdf6.87 MBAdobe PDFView/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview???


Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.