???jsp.display-item.social.title??? |
|
Please use this identifier to cite or link to this item:
http://tede.upf.br:8080/jspui/handle/tede/643
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Soligo, Valdecir | - |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/5365966751665341 | por |
dc.contributor.advisor1 | Esquinsani, Rosimar Serena Siqueira | - |
dc.date.accessioned | 2018-01-10T18:06:31Z | - |
dc.date.available | 2009-08-13 | - |
dc.date.issued | 2008-08-14 | - |
dc.identifier.uri | http://10.0.217.128:8080/jspui/handle/tede/643 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho tem por finalidade contribuir com as produções sobre a História das Políticas Educacionais no Estado de Santa Catarina do período entre 1930 e 1945. O objetivo geral concentra-se em torno da investigação e exame de aspectos políticos e educacionais de Santa Catarina, quanto à interferência do Governo Federal nas diretrizes educacionais do Estado e as relações entre litoral e interior, destacando o papel da legislação e da imprensa estadual e regional na construção das estruturas políticas, pedagógicas e físicas da educação catarinense com foco voltado para a nacionalização e o analfabetismo. Analisa-se a participação das elites políticas e da população catarinenses na elaboração dos planos de educação, seja esta participação direta ou indireta, através da imprensa ou dos parlamentares. Para tanto, são fontes de pesquisa a Legislação Educacional e a imprensa catarinense, cujo conteúdo é encontrado em documentos do Arquivo Público da Assembléia Legislativa do Estado de Santa Catarina e da Biblioteca Pública Estadual, ambos localizados em Florianópolis. Esses arquivos apresentam uma riqueza imensurável, pouco explorada por pesquisas desenvolvidas até então. O recorte temporal estabelecido justifica-se pelo fato de esse período ser um dos mais representativos da radicalização política nacional, envolvendo fatores internos, como a Revolução de 1930, a Constituição de 1934, o Estado Novo de 1937 entre outros; e externos como a Crise Mundial do Capitalismo de 1929, com seus reflexos na década de 1930 e a Segunda Grande Guerra iniciada em 1939. Entre 1930 e 1945, as estruturas políticas e sociais se alteram e interferem nas políticas educacionais, as quais refletem em períodos posteriores, com influência que se estende, em alguma medida, até a atualidade. Além disso, enfrentam resistências como as que ocorrem nos núcleos de colonização alemã ou em regiões interioranas altamente dependentes da mão-de-obra familiar para a produção agrícola. Nestas condições a expansão da rede pública de ensino foi um instrumento de combate à influência das culturas estrangeiras. Além disso, a imprensa catarinense revela inúmeras diferenças entre regiões do estado. Enquanto centros urbanos contavam com maior atenção do poder publico, muitas vilas e cidades da serra e oeste não possuíam sequer escolas em números suficientes. A pesquisa revelou que um dos problemas era a falta de professores para aturem nas regiões mais distantes dos grandes centros urbanos, entretanto estas populações lutaram pelo direito a educação pública | por |
dc.description.abstract | The purpose of this paper is to contribute with the productions about the History of Educational Politics in the State of Santa Catarina within the years 1930 and 1945. The general objective is focused around the investigation and exam of political and educational aspects of Santa Catarina, relating to the interference of the Federal Government in the educational policy of the State and the relations between the coastal region and country-side, making the role of legislation and the state and regional press in the construction of political, pedagogical and physical structure of the education in the state stand out. And the central point is the nationalization and illiteracy. The involvement of the political elite and the population of Santa Catarina in the creation of plans of education is analyzed, whether this participation is direct or indirect, through the press or the members of the parliament. Therefore, the educational legislation and Santa Catarina press are research sources , whose content can be found in documents at the Public Filing Department of the Lesgislative Assembly of the State of Santa Catarina and the Public State Library, both located in Florianópolis. These files present an immensurable richness, little-explored by researches developed so far. The temporal indenture established is justified by the fact that this period is one of the most representative of the national politics radicalization, involving inside elements, such as the revolution of 1930, the Constitution of 1934, the New State of 1937 among others; and outside elements such as the World s Capitalism Crisis of 1929, with its reflexes in the 1930 s and the Second World War initiated in 1939. Between 1930 and 1945, the political and social structures alternated and interfered in the educational politics, which reflect in later periods, on such influence that it somehow lasts until the present moment. Moreover, they face resistance similar to the ones occurring in the German colonization Centers or in country-side regions highly dependent on the family workers for agricultural production. In these conditions the expansion of public teaching was an instrument of combat against the influence of foreing cultures. In addition to that, the press of Santa Catarina reveals many diferences among regions of the state. While urban centers had a bigger attention of the public power, many villages and mountain range cities and west not even had enough schools. The research revealed that one of the biggest problems was the lack of teachers to work in the regions farther from the big urban centers, in the meantime these populations fought for the right of public education | eng |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2018-01-10T18:06:31Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2008ValdecirSoligo.pdf: 2475150 bytes, checksum: bd9ded2e8385f56f6f95f02a82f57787 (MD5) Previous issue date: 2008-08-14 | eng |
dc.format | application/pdf | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | por | |
dc.publisher.department | Educação | por |
dc.publisher.country | por | |
dc.publisher.initials | por | |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação - História - Santa Catarina | por |
dc.subject | Educação e estado | por |
dc.subject | Pessoas analfabetas | por |
dc.subject | Illiterate persons | eng |
dc.subject | Illiterates | eng |
dc.subject | Education | eng |
dc.subject | Education and state | eng |
dc.subject | Santa Catarina (Brazil : State) | eng |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO | por |
dc.title | A educação catarinense entre 1930 e 1945 : história das políticas educacionais a partir da imprensa e da legislação | por |
dc.type | Dissertação | por |
Appears in Collections: | Programa de Pós-Graduação em Educação |
Files in This Item:
File | Size | Format | |
---|---|---|---|
2008ValdecirSoligo.pdf | 2.42 MB | Adobe PDF | View/Open ???org.dspace.app.webui.jsptag.ItemTag.preview??? |
Items in TEDE are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.